Atividade reuniu representantes do Poder Público e mãe atípicas para compartilhar informações e orientações sobre a data
A prefeitura de Mauá, em parceria com o grupo Mães Girassóis, promoveu nesta quarta-feira (2), o 1º Pedágio da Inclusão para simbolizar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A atividade, que também marcou o início dos trabalhos da Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, recém-criada pelo prefeito Marcelo Oliveira, foi iniciada no Saguão do Paço Municipal e prosseguiu para dois pontos de bastante movimento na cidade.
Participaram o secretário da Pasta, Samuel Ferreira dos Santos, o Samuel Enfermeiro, a adjunta Ingrid Frohlick, a assessora da senadora Mara Gabrilli, Ozana Francisco (Tia Ozana), mães atípicas e alguns autistas, entre eles, Enzo Henrique Souza, de 9 anos, que encantou os presentes com seus desenhos e bom humor.
“Esse tipo de ato é muito importante para distribuir informações. As pessoas precisam saber mais sobre o autismo. Os autistas ainda são muito discriminados por serem portadores de uma deficiência que, muitas vezes, as pessoas não notam logo de cara”, comentou Karina Cristina Souza, mãe do Enzo.
Tia Ozana exaltou a criação da nova Pasta por parte da administração mauaense e garantiu apoio do gabinete da senadora Mara Gabrilli. “Contem com a gente nessa caminhada. Vamos enviar recursos para projetos da secretaria via emenda da senadora. Essa é uma conquista de todas a mãe atípicas da cidade. Cobrem, participem. Uma cidade boa para o portador de deficiência é uma cidade ótima para todos”, disse.
Já o secretário Samuel Enfermeiro agradeceu a adesão ao evento. “É um ato simples, mas feito com muito amor para dar visibilidade à causa. Temos a missão de ajudar a construir uma cidade melhor para todos os portadores de deficiência”.
Pedágio – após o ato na prefeitura, o grupo de mães atípicas promoveu o 1º Pedágio da Inclusão. Vestidas de azul e com o laço símbolo da causa autista, munidas de panfletos e faixa de conscientização, seguiram para o cruzamento das avenidas João Ramalho e Queiroz Pedroso (semáforo do McDonalds e do Atacadista Spani), onde abordaram pedestres e motoristas. Já no período da tarde, a ação aconteceu na Rua do Comércio (entrada principal do shopping), abordando centenas de pessoas na região central.