Santo André

Casa do Olhar Luiz Sacilotto recebe mostra de Erica Ferrari a partir deste sábado

Santo André, 5 de setembro de 2024 – Neste sábado (7), dia da Independência do Brasil, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto recebe a exposição “Uma ruína paulista/ vocabulário de trabalho”, da artista visual paulistana Erica Ferrari, com obras inspiradas na arquitetura, arte e história do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga. A abertura acontece às 14h, com entrada gratuita. A mostra segue aberta à visitação de 10 de setembro a 12 de outubro, das 10h às 17h.
 
A lembrança da primeira visita de Erica ao Museu do Ipiranga na infância e a complexidade e o detalhamento do processo de restauração e ampliação do edifício histórico, somados ao interesse da artista pela importância do equipamento na formação da identidade brasileira, formaram a base da pesquisa e resultaram em inspiração para as obras confeccionadas a partir de despejos da construção civil, objetos de escavação, cimento e tecido.
 
Nos últimos anos, Erica Ferrari produziu objetos e instalações a partir de pesquisa em torno das relações entre o fazer escultórico, a prática social, a arquitetura e as condições históricas de diferentes cidades.
 
Entre as exposições individuais que realizou estão Estudo para Monumento (2017), na Funarte, em São Paulo; Has always been dystopia (2019), na XPO Gallery, na Holanda; Memory-Lab Pavilion (2022), na Bélgica, e Letter of Time, The Mill at Vicksburg, nos Estados Unidos (2023).
 
Entre as mostras coletivas estão InterAKTION 25 years of the German Reunification/30 years of the end of the Dictatorship in Brazil (2015), na Alemanha; 32ª Bienal de Arte (2017), no International Centre of Graphic Arts, na Eslovênia; Novas Efervescências (2019), no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo; O que não é floresta é prisão política (2018/2019), na Ocupação 9 de Julho MSTC, em São Paulo, e Casa Carioca (2020/2021), no MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro).
 
É doutoranda pelo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). Dentre as premiações, recebeu o prêmio “LIAEP – Lighton International Artists Exchange Program” (2020), prêmio “Território Livre: marcos de memória” na UnB (Universidade de Brasília) (2020); prêmio Funarte de Arte Contemporânea (2015), do Ministério da Cultura, e prêmio do “Programa de Ação Cultural PROAC” da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
 
Serviço
“Uma ruína paulista/vocabulário de trabalho” – de Erica Ferrari
Lançamento: 7/9 (sábado), às 14h
Visitação: até 12/10, das 10h às 17h
Horários: de terça a sexta das 10h  às 12h e das 13h às 17h | sábados: das 14h às 17h 
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Helb

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André recebe representante da Estônia para troca de experiências sobre digitalização

Petra Holm, assessora de transformação digital do país báltico, deu palestra a...

Prédio do Cine Theatro Carlos Gomes completa 100 anos nesta sexta

Equipamento cultural começou a funcionar em imóvel da Rua Senador Fláquer no...

Cidade São Jorge recebe Circuito Andreense de Empreendedorismo nesta sexta

Ação disponibiliza informações sobre gestão de negócios, regularização fiscal e uma gama...

Santo André entra na etapa final para revisão do Plano Diretor

Audiência pública será realizada no dia 4 de setembro, às 18h30, no...