Santo André

Santo André cria Núcleo de Educação…


Objetivo do projeto é desenvolver medidas efetivas ao estabelecimento de políticas públicas de igualdade étnico-racial e enfrentamento ao racismo


Santo André, 7 de outubro de 2024 – Com o objetivo de elaborar políticas educacionais voltadas ao combate à discriminação racial, a Prefeitura de Santo André criou o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Nerer). A primeira reunião do grupo foi realizada na tarde da última sexta-feira (4).

 

Sob coordenação do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, o Nerer deve atuar colaborativamente com os demais departamentos da Secretaria de Educação. O núcleo é composto, inicialmente, por Fernanda Barletta Martins, Francine Machado de Mendonça, Leila Maria de Oliveira e Patrícia Salvador.

 

Os objetivos do Nerer são diversos: articular a formação continuada dos profissionais de educação da rede municipal de ensino, baseada na consolidação de práticas pedagógicas antirracistas, inclusivas e acolhedoras; contribuir com a construção de material pedagógico e de apoio, em consonância com o Documento Curricular Andreense e a Base Nacional Curricular Comum, que tenham como premissa básica a equidade.

 

Também estão nas metas do projeto estabelecer o diálogo constante com a comunidade escolar, com o Conselho Municipal de Educação, com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com os movimentos negros locais e com a sociedade civil em geral que possa contribuir com pautas relevantes e expressar suas pretensões em relação ao assunto; e contribuir com as demais ações do Poder Público, inerentes à área da educação, que tenham como objetivo a promoção da igualdade racial.

 

Entre as atribuições do Nerer estão a proposição de ações de caráter formativo, apoiar e promover palestras, cursos, seminários, congressos, grupos de trabalho e afins, pesquisar e analisar os materiais pedagógicos a serem ofertados à rede municipal, que subsidiem o trabalho nas unidades escolares, voltados para a valorização da diversidade, elaborar material de apoio ao trabalho pedagógico com objetivo de dar visibilidade e protagonismo aos povos indígenas, negros e migrantes, entre outros.

 

Autor: Dérek Bittencourt

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Procon, GCM e Vigilância Sanitária de Santo André realizam ação sobre cuidados na compra de bebidas alcoólicas

Operação “De olho no copo” percorreu bares na região central da cidade...

Jardim Santo André recebe de volta Praça Lamartine totalmente revitalizada

Área passou por modernização, ganhou quadra de grama sintética, quadra poliesportiva, entre...

Alunos de Santo André participam de encontro sobre profissões

Representantes de diferentes áreas dialogaram com estudantes e comunidade escolar em Emeief...

Gilvan Ferreira apresenta projetos inovadores e premiados de Santo André a comitiva do Rio Grande do Sul

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, recebeu nesta sexta-feira (10) a...