Santo André

Santo André recebe evento que…

 
Santo André, 7 de novembro de 2024 – O Cineclube Helena Ignez, um projeto da sociedade civil de valorização do cinema, realiza nesta sexta-feira (8), em parceria com a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André, o Noitão na ELCV – O Fantástico Mundo de Rogério Sganzerla.
 
A programação do evento, que começará às 22h e seguirá até a madrugada do sábado (9), vai homenagear o maior símbolo do cinema marginal, sinônimo de genialidade e transgressão, Rogério Sganzerla. O Noitão na ELCV será realizado no equipamento cultural “A Casa”, localizado na Avenida Industrial, 1.740, no bairro Campestre.
 
O cinema marginal foi um movimento iniciado no final da década de 60, caracterizado por filmes radicais e experimentais, dedicados a salientar as incoerências da realidade brasileira a partir de paisagens, personagens e temáticas marginalizadas. “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla, e “À Meia-Noite Levarei sua Alma”, de José Mojica Marins, em que acontece a estreia do personagem Zé do Caixão, são exemplos de clássicos do cinema marginal.
 
A programação do evento começa às 22h com apresentação da banda Der Baum, seguida pela banda Velório Clandestino, às 23h. A entrada é gratuita, com distribuição de pipoca durante as sessões de cinema, e o público fantasiado será muito bem-vindo. Haverá inclusive concurso de fantasia e exposição de objetos.
 
O curta “Monstra do Armário” de Bruno Derotzi, aluno da Escola Livre de Cinema e Vídeo, será exibido à meia-noite. O filme conta a história de um jovem que precisa lidar com os medos e ansiedades causados por algo misterioso que se esconde dentro do seu armário.
 
Aos 15 min do sábado será exibido o filme “Abismu”, de Rogério Sganzerla, lançado em 1977. Na sinopse, um jovem salta de asa-delta no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, um homem atira, acertando-o mortalmente. Um arqueólogo presencia o incidente e fotografa a cena, tentando seguir o assassino, mas é impedido por Madame Zero.  Às 2h terá início o concurso de fantasia, que contará com premiação.
 
Outro clássico de Sganzerla encerra a programação às 3h, o “Copacabana Mon Amour”, de 1970. O filme traz a história de Sônia Silk, que trabalha como prostituta e tenta virar cantora da Rádio Nacional. Após ouvir repetidamente sua mãe afirmar que ela e o irmão estão possuídos pelo demônio, Sônia busca a ajuda de um pai de santo para quebrar o feitiço que acredita estar sobre eles.
 
Haverá também uma exposição de objetos que contam a história do cinema marginal e de Rogério Sganzerla, promovida em parceria com o Soberano (@sobranoruatriunfo), museu do cinema da Boca do Lixo, (antigo Bar Soberano, na Rua do Triunfo), em São Paulo. A programação conta com parceria da Mercúrio Produções, produtora fundada pela atriz Helena Ignez.

| Texto: Paola Zanei

| Foto: Divulgação


 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Gilvan Ferreira vai a Barcelona mostrar cases inovadores em congresso de cidades inteligentes e em evento do Google

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, participará entre os dias 4...

Santo André aprimora atendimento de saúde com novo conceito de consulta digital

Consultórios Digitais contam com recursos para triagem de pacientes por meio de...

Ônibus de Santo André terão tarifa zero para candidatos do Enem nos dois domingos de prova

Ônibus de Santo André terão tarifa zero para candidatos do Enem nos...

Santo André prepara cemitérios municipais para o Dia de Finados

Cerca de 10 mil pessoas devem visitar cemitérios da cidade neste domingoO...