Diadema

DIADEMA CONVERSA COM MÃES E FAMILIARES DE PESSOAS NO ESPECTRO AUTISTA

Encontro promovido pelo Conselho da Pessoa com Deficiência celebrou o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Na última terça-feira (02), O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) e o Coletivo Mães de Autistas de Diadema (MAD) promoveram um bate-papo com familiares e profissionais que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para discutir suas demandas e acolher as dúvidas da população. O encontro foi na Biblioteca de Inclusão Nogueira e celebrou o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Monalisa Silva, do MAD, contou que a formação do coletivo se deu pensando exclusivamente na criação de um município melhor para os seus filhos. “Eu não sabia nada sobre autismo, até a chegada do meu filho. Com o diagnóstico em mãos, a gente pensa que já está tudo resolvido, mas não está: o poder público ainda engatinha nas ações para esta população e tivemos que conquistar cada avanço com unhas e dentes,” afirmou. “Escolas precisam se preparar para incluir alunos com TEA, a saúde precisa fazer um acompanhamento individualizado, e o coletivo surgiu a partir desses embates. Se hoje temos Agentes Escolares no Concurso Público da prefeitura, coisa inexistente há dois anos atrás, isso se deu graças à persistência do MAD e ao diálogo aberto com o governo.”

Uma das fundadoras do movimento, Joelina Vieira, é mãe do garoto Jefferson, de 7 anos. “Hoje eu acordei feliz porque estou vendo as coisas avançando,” completou. “A prefeitura reconhecendo o Dia Mundial, divulgando o evento, conversando conosco. Ainda é pouco, mas está bem melhor do que antes, que não tinha nada.”

Segundo a presidente do COMPEDE, Claudia Del Monte, foi uma oportunidade para aproximar poder público e comunidade e de fortalecer os direitos das pessoas com TEA. “Para o Conselho, é importante fazer essa escuta, uma vez que desde 2012 são garantidos às pessoas com TEA os mesmos direitos que já são garantidos às pessoas com deficiência”, explicou ela, que é psicóloga e coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Centro-Oeste. “Só na rede escolar municipal são centenas de crianças no espectro, fora as que frequentam a APAE, as escolas estaduais, os adultos. Toda essa população precisa ser atendida integralmente e é isso que estamos fazendo aqui hoje. Essas mães não estão sozinhas.”

Conheça um pouco sobre as ações da Prefeitura para pessoas autistas em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-apresenta-acoes-desenvolvidas-para-pessoas-autistas



Fonte da Notícia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Escolas da rede municipal de Diadema terão internet gratuita de alta velocidade

Por meio de parceria com o Instituto Escola Conectada, 12 escolas da...

Região do Campanário, em Diadema, comemora nova creche

Unidade conveniada, inaugurada pelo prefeito Taka Yamauchi, vai ofertar 86 vagas. O...

Biblioteca do CEU Das Artes passa por revitalização para receber a população em Diadema

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...

Diadema receberá R$ 50 milhões do governo do Estado para saúde e recapeamento de vias

Prefeito Taka Yamauchi acompanhou anúncio de recursos feito pelo governador Tarcísio de...