Santo André

ProAr vistoria e aprova 65% dos veículos da frota pública e circulante em 2024

Equipe do Semasa realizou mais de duas mil aferições ao longo do ano

Garantir a qualidade do ar e reduzir a emissão de poluentes são os principais objetivos do ProAr (Programa de Qualidade do Ar), ação desenvolvida e realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que, neste ano, aprovou 65% dos veículos a diesel vistoriados.

A equipe da autarquia realiza as aferições na frota circulante da cidade, por meio de blitze semanais, e também junto aos veículos da frota pública, integrando também os ônibus municipais, gerenciados pela SATrans. No total, foram realizados 2.201 testes e os agentes estiveram em 20 pontos diferentes ao longo do ano.

As ações fazem parte das atividades de fiscalização e combate aos crimes ambientais de Santo André e, em caso de irregularidade, a multa (Auto de Infração Ambiental) é de 500 FMPs (Fator Monetário Padrão, o equivalente a R$ 2.560,80). Nos casos em que os veículos são reprovados nas blitze, o Semasa concede um prazo ao interessado para efetuar a manutenção e passar por nova vistoria em uma oficina credenciada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Se aprovados nestas oficinas, os responsáveis podem receber um desconto de até 90% no valor da multa.

Todos os veículos aprovados recebem um selo que indica a aprovação. Para fazer a aferição, os agentes do Semasa usam o opacímetro, aparelho que mede a opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição.

O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases que contribuem para o agravamento das mudanças climáticas e o material particulado, também presente na fumaça preta, é responsável para o aumento do risco de doenças respiratórias, cardiovasculares e problemas neonatais como baixo peso e prematuridade.

De acordo com o Inventário de Gases de Efeito Estufa, elaborado pela Prefeitura de Santo André e o Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade), o setor de transportes andreense corresponde a 34% das emissões do município, sendo que o diesel representa 26% dos combustíveis mais utilizados na cidade.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André inicia pacote de obras de mobilidade e drenagem no bairro Cata Preta

Trabalhos serão realizados majoritariamente no período noturno para minimizar consequências no trânsito...

Santo André disponibiliza mais de 5 mil oportunidades de emprego em feirão on-line

De forma virtual e rápida, munícipe pode ter acesso a vagas que...

Procon, GCM e Vigilância Sanitária de Santo André realizam ação sobre cuidados na compra de bebidas alcoólicas

Operação “De olho no copo” percorreu bares na região central da cidade...

Jardim Santo André recebe de volta Praça Lamartine totalmente revitalizada

Área passou por modernização, ganhou quadra de grama sintética, quadra poliesportiva, entre...