Santo André

Santo André realiza parceria para viabilizar Paranapiacaba como Patrimônio Mundial da Humanidade

Convênio entre Prefeitura e PUC-Campinas estabelece programa de cooperação e pesquisas tecnológicas visando reconhecimento da Unesco

A Prefeitura de Santo André e a Sociedade Campineira de Educação e Instrução, mantenedora da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), assinaram termo de cooperação com o objetivo de viabilizar a aprovação da candidatura da Vila de Paranapiacaba como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A parceria constitui estabelecer um programa de cooperação, com abrangência em atividades de pesquisa, extensão e desenvolvimento; intercâmbio científico e tecnológico; formação e treinamento de recursos humanos; absorção e transferência de tecnologias; utilização, aprimoramento e otimização de instalações e equipamentos; bem como outras iniciativas de interesse comum entre as partes.

O contrato em questão tem duração de 18 meses, a partir da assinatura firmada em 17 de dezembro de 2024.

Um dos pontos de destaque é o intercâmbio de conhecimentos com as pesquisas de extensão universitária. Através desses estudos a expectativa é complementar com importantes dados históricos da vila ferroviária instalada a partir de 1867 com capital inglês para construir a primeira ferrovia paulista, a São Paulo Railway, até os desafios atuais de desenvolvimento sustentável e turístico.

Uma das exigências primordiais para o reconhecimento de Patrimônio da Humanidade é a existência de um plano de gestão do sítio histórico, com diagnósticos feitos pelo poder público e participações de instituições acadêmicas e a sociedade civil. Entre 2008 e 2014, o município se empenhou em inscrever a Vila, mas não houve envolvimento da academia no processo, o que pode ter frustrado a iniciativa.

A escolha da PUC-Campinas nessa parceria ocorreu em abril de 2023, quando foi realizado o Seminário Internacional Patrimônio Mundial VS. Paisagens Históricas da Produção Ibero-América no auditório do campus I da PUC de Campinas, no interior de São Paulo, onde a Prefeitura de Santo André esteve presente. O evento de caráter científico contou com aproximadamente 150 participantes entre alunos, pesquisadores, educadores, gestores e comunidade local.

Um dos objetivos do seminário era justamente posicionar e incrementar tais candidaturas de paisagens históricas como Paranapiacaba na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Primeira-dama de Santo André, Jessica Roberta, encerra Mês das Crianças com recorde de ações e milhares de sorrisos

O mês de outubro foi histórico em Santo André. Sob a coordenação...

Defesa Civil de Santo André inicia Operação Chuvas de Verão com monitoramento climático comunitário

Ação inédita cria uma rede de informações com apoio dos moradores; dados...

Gilvan Ferreira vai a Barcelona mostrar cases inovadores em congresso de cidades inteligentes e em evento do Google

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, participará entre os dias 4...

Santo André aprimora atendimento de saúde com novo conceito de consulta digital

Consultórios Digitais contam com recursos para triagem de pacientes por meio de...