São Caetano

Startup de São Caetano vence Desafio de Inovação com proposta tecnológica para a indústria automotiva

São Caetano do Sul se tornou palco de uma importante conquista para o ecossistema de inovação do Brasil. O Primeiro Desafio de Inovação Aberta, uma iniciativa em parceria entre a GM (General Motors do Brasil) e o Parque Tecnológico Municipal, promovida pela Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação), foi concluído com êxito nesta semana. O objetivo desta ação foi estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis para a indústria automotiva, atraindo startups, empresas e instituições de pesquisa de várias regiões para apresentar propostas inovadoras.

O foco principal do desafio foi a criação de um Rack 3R – Reutilizável, Reconfigurável e Rastreável – destinado ao armazenamento e manuseio de peças automotivas. O projeto visava atender às demandas de diferentes tamanhos e modelos de peças, promovendo maior flexibilidade, produtividade e sustentabilidade. Essa abordagem está alinhada aos princípios da Indústria 4.0, que integra tecnologias digitais inteligentes nos processos produtivos, representando um avanço dentro da Quarta Revolução Industrial.

A grande vencedora do desafio foi a startup Endeavor Professional Soul PIE, residente do Parque Tecnológico Municipal de São Caetano, sob a liderança do gerente de negócios Paulo Jarbas, que apresentou um protótipo tecnológico inovador e viável, conquistando a banca avaliadora. Segundo Jarbas, o reconhecimento é um marco para a Startup. “Essa conquista é uma prova de que a inovação e a dedicação podem transformar ideias em soluções concretas para os desafios da indústria automotiva. Além disso, é um protótipo para atender as empresas por muitos anos, agregando agilidade, consolidação do tempo das atividades dos colaboradores e com muita facilidade e segurança para operar.”

Alan de Camargo, Secretário da Sedeti, destacou a relevância do evento para fortalecer a colaboração entre os setores público e privado. “O Primeiro Desafio de Inovação Aberta consolida o compromisso de São Caetano com a inovação e a sustentabilidade, além de estimular um ambiente propício ao desenvolvimento econômico e tecnológico para a cidade e à geração de valor.”

Atualmente, o Parque Tecnológico de São Caetano abriga mais de 40 startups e oferece uma ampla gama de atividades, incluindo programas de aceleração, rodadas de negócios, hackathons, palestras, eventos de capacitação e networking. Essa estrutura robusta tem sido fundamental para fomentar ideias inovadoras e impulsionar projetos de grande impacto, consolidando a cidade como um hub de inovação no Brasil.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Homem é preso por tráfico de drogas após tentar fugir de bloqueio da GCM de São Caetano

Homem é preso por tráfico de drogas após tentar fugir de bloqueio...

São Caetano sedia reunião dos comandantes das Guardas Civis Municipais do ABC

São Caetano do Sul foi palco de encontro entre os comandantes das...

GCM de São Caetano prende homem por adulteração de placas durante Operação Bloqueio no Bairro Santa Maria

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul, por meio...

Prefeitura de São Caetano amplia estrutura do Creas em novo espaço mais moderno e acolhedor

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Seais (Secretaria...