São Bernardo

São Bernardo começa preparativos para campanha de combate à dengue

Pontapé inicial se deu em reunião com o governador Tarcísio de Freitas; trabalho na cidade contará com equipes nas ruas e casas para evitar a proliferação do Aedes Aegypt

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos de dengue na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, começou os preparativos para a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypt. O pontapé inicial do plano se deu em encontro nesta quinta-feira (23/1) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que reuniu gestores municipais da saúde e órgãos estaduais, no Palácio dos Bandeirantes, sede da gestão paulista.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn, e a adjunta da pasta, Fernanda Penatti, marcaram presença no encontro, que destacou diretrizes para ações nos municípios. Durante a reunião, o governador anunciou o repasse de R$ 228 milhões às prefeituras para apoiar o enfrentamento das arboviroses. “A primeira medida é liberar esses recursos para os municípios. Uma parcela disso é a antecipação da cota fixa do incentivo de gestão municipal e a outra metade para o enfretamento à dengue”, frisou Tarcísio.

A reunião serviu também para tratar da criação de um Centro de Operações de Emergências (COE). O equipamento terá papel no controle da dengue no Estado. “Assinamos o decreto que instala o COE e, por meio de um painel, vamos entender a situação de cada município. Monitorando as prefeituras, teremos condições de realizar uma ação imediata, quando necessário”, acrescentou o chefe do Executivo estadual.

Diante das diretrizes elencadas, São Bernardo organiza plano de operação de campo, visando massificar a campanha. Agentes de saúde e equipes da Vigilância Sanitária vão circular pelas ruas e residências da cidade com a meta de instruir os moradores sobre prevenção e formas de evitar criadouros do mosquito. A medida tende a ser intensificada até abril, período de chuvas e calor intenso. Durante a ação, a população receberá orientações sobre sintomas e o momento ideal para procurar uma unidade de saúde.

Fernanda Penatti reforçou que os trabalhos de combate à dengue fazem parte de amplo pacote de ações da Prefeitura que visam prevenir doenças e zerar as filas de espera por exames no município. “Mais de 3 mil profissionais estão empenhados nas ações estratégicas de prevenção de arboviroses e resolução das filas represadas”, acentuou a adjunta da pasta.

Entre 1º e 21 de janeiro de 2025, São Bernardo recebeu 224 notificações de dengue no município. Deste quadro, 20 casos foram confirmados, sendo três deles autóctones e 17 importados.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Alunos do Conecta São Bernardo são contemplados com certificado do curso de inglês

Evento no Teatro Cacilda Becker marca o encerramento da segunda fase do...

Vistoria final na Ponte Estaiada de São Bernardo coloca contagem regressiva para inauguração

Estrutura será entregue pela gestão Marcelo Lima no próximo sábado, dia 20...

Novo centro de infusão qualifica atendimento no Hospital de Câncer de São Bernardo

Espaço, implementado com recursos próprios, ao lado do pronto-atendimento da unidade, tem...

Procon de São Bernardo faz força-tarefa até dia 23 para atender consumidores prejudicados por falta de energia

O Procon de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, força-tarefa...