Santo André

Gilvan expande Moeda Verde e programa chega à 31ª comunidade de Santo André

O programa Moeda Verde, uma iniciativa inovadora que promove a reciclagem e a segurança alimentar, alcançou sua 31ª comunidade, agora com um foco ampliado em serviços de saúde. Durante a estreia da ação nos conjuntos Prestes Maia e Gonçalo Zarco, na Vila Aquilino, os moradores puderam trocar materiais recicláveis por hortifrúti e, ao mesmo tempo, receber orientação e atendimento médico.

A grande novidade desta edição é a parceria com o programa Saúde em Movimento, que trouxe um caminhão itinerante equipado com consultórios, oferecendo diversos serviços de saúde, como aferições, vacinas e testes rápidos, com o apoio de profissionais das unidades de saúde.

“O Moeda Verde é uma importante política pública que traz segurança alimentar, educação ambiental, incentivo à coleta seletiva e geração de trabalho e renda para as pessoas que vivem da reciclagem nas cooperativas. Agora, o nosso foco está em aproximar ainda mais os munícipes dos serviços de saúde para que possamos prevenir doenças e orientá-los a ter uma vida mais saudável”, afirmou o prefeito Gilvan Junior, ressaltando o impacto positivo da iniciativa na vida da comunidade.

A aposentada Maria das Neves Ferreira, de 68 anos, expressou sua satisfação ao participar da ação, destacando a importância da troca de recicláveis por alimentos frescos e o acesso a orientações médicas. “Esta ação do Moeda Verde é boa porque melhora a conservação da comunidade. As pessoas deixam de jogar lixo e enxergam que ele tem valor. Já o Saúde em Movimento ajudará muita gente daqui que não consegue se deslocar para uma UBS (Unidade Básica de Saúde)”, comentou Maria, que aproveitou para medir a pressão e a glicemia.

Durante a estreia, o programa Saúde em Movimento ofereceu uma variedade de serviços, incluindo avaliações físicas e nutricionais, auriculoterapia, avaliação bucal e exames de bioimpedância, além de orientações sobre reutilização de alimentos.

Política pública transversal – O programa Moeda Verde é levado para comunidades de Santo André que são vulneráveis a vários problemas socioambientais, como descarte irregular de resíduos e insegurança alimentar.
“São nesses locais que a Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) têm entrado. Hoje, chegamos a 60% das comunidades que possuem domicílios com renda de até ½ salário mínimo e a nossa projeção é de estar em 100% dessas áreas vulneráveis”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

Moeda Pet – Desde fevereiro deste ano, todas as comunidades do município onde ocorre a realização do programa Moeda Verde agora também são beneficiadas pelo Moeda Pet, que troca garrafas PET por ração para cães e gatos.
Com essas duas políticas públicas integradas, a cidade oferece alimentação saudável tanto para as pessoas quanto para os animais, contribuindo, paralelamente, no aumento da reciclagem e do tempo de operação do Aterro Sanitário Municipal.

A secretária de Assistência Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris, enfatizou a importância da participação da população: “O Moeda Verde e Moeda Pet foram feitos para vocês. Tragam os seus materiais recicláveis e as suas garrafas PET porque o sucesso dessas ações depende muito de vocês”.

Para mais informações sobre os locais e horários das trocas, acesse: www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.

Com informações de Susi Elena – Semasa/Secom/PSA

Crédito das fotos: Alex Cavanha/PSA

2

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...