São Bernardo

Vacinação contra a dengue tem ação especial em São Bernardo para público de 10 a 14 anos

Medida ampliada, marcada para esse sábado, garante imunização em duas unidades de saúde para reforçar a proteção de crianças e adolescentes contra a doença

Em ação especial para mobilizar a população, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (22/2), das 9h às 17h, o Dia D de vacinação contra a dengue, voltado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O público-alvo poderá tomar a primeira ou a segunda dose do imunizante em uma das duas unidades de saúde que farão parte da medida: a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Alves Dias/Assunção e o PA (Pronto Atendimento) Taboão.

A escolha das unidades para essa ação se deve ao grande número de casos confirmados nas regiões do Assunção e Taboão. As vacinações ocorrem excepcionalmente no sábado para aumentar a cobertura vacinal do público-alvo da imunização – é preciso apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto. São Bernardo registra 107 casos de dengue confirmados, sendo 56 autóctones e 51 importados. Outros 415 casos seguem em investigação. Em 2025, a cidade não teve nenhum óbito em decorrência da doença.

“A vacina é segura, uma proteção eficaz contra a doença, contra os quadros mais graves, para um público que tem sido bastante hospitalizado”, explicou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr Jean Gorinchteyn. “Paralelo a isso, é importante que as pessoas continuem com as ações de prevenção, não deixem nada que possa acumular água parada e usem repelente”, completou.

O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses, com intervalo de aplicação de três meses entre elas. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com a doença, é necessário aguardar pelo menos seis meses para receber a imunização. O imunizante, desenvolvido pelo laboratório Takeda Pharma, protege contra os quatro tipos de vírus que circulam no País: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Durante a semana, todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade realizam a vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue. Em São Bernardo, o público-alvo é de 49.236 pessoas e já foram aplicadas 11.541 primeiras doses (23,44% cobertura) e 4.608 segundas doses (9,36% cobertura).

O Departamento de Vigilância Epidemiológica tem intensificado as ações contra doença, com visitas de agentes comunitários de saúde nas casas para identificar e eliminar possíveis focos da doença, monitoramento e aplicação de inseticidas com uso de drones, entre outras iniciativas efetivas.

TESTES – As 35 UBSs e as dez Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de São Bernardo contam com testes rápidos, a fim de identificar os casos. A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas que apresentarem sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas, devem procurar uma unidade de saúde.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Em parceria com a Sabesp, São Bernardo inicia obras de pavimentação asfáltica na Vila Chaminé, região do Nova Petrópolis  

Ação faz parte do programa Minha Rua Nova, iniciativa que já ultrapassou 100...

Vila Vivaldi, em São Bernardo, ganha novo espaço agroecológico da Transpetro, com apoio da Prefeitura

Com ações sustentáveis, área em Faixa de Dutos foi revitalizada pela empresa...

Com apoio do videomonitoramento, GCM de São Bernardo impede fuga e prende suspeito de agredir e roubar mulher

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo prendeu, na noite de...

Jardim das Oliveiras, no Grande Alvarenga, ganhará nova praça com áreas de esporte e lazer

Em mais uma verdadeira transformação de espaços públicos, a Prefeitura de São...