São Bernardo

Faixa Azul é concluída na Av. Lions, em São Bernardo, e reforça plano de segurança viária

Implantação do sistema compreende mais de 2 quilômetros de extensão, garantindo maior organização e fluidez no trânsito; estudos para ampliação do projeto já foram iniciados

A implantação da Faixa Azul na Avenida Lions, em São Bernardo, foi finalizada pela Prefeitura e já está completamente em operação nos dois sentidos da via, um dos principais corredores da cidade, que liga o município a Santo André, Diadema e à Rodovia Anchieta, em garantia a mais uma medida para otimizar o fluxo de veículos. Com 2,1 quilômetros de extensão, o novo sistema de segurança viária tem o objetivo de reduzir acidentes envolvendo motociclistas e melhorar o tráfego no local.

O projeto foi autorizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e teve sua execução concluída. Com a medida, a Prefeitura corrige uma lacuna na mobilidade urbana da região, dando continuidade à faixa já existente na Avenida Prestes Maia, em Santo André.

O prefeito Marcelo Lima destacou que a entrega da Faixa Azul representa um avanço significativo para a segurança no trânsito. “Nosso compromisso é garantir um trânsito mais seguro e organizado. A Faixa Azul traz mais proteção aos motociclistas e contribui para melhorar o fluxo de veículos, além de reduzir a pressão sobre os serviços de saúde. Seguimos firmes na missão de tornar São Bernardo referência em mobilidade e segurança viária”, afirmou.

De acordo com a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, cerca de 70% dos acidentes registrados na Avenida Lions englobam motociclistas. O titular da pasta na cidade, Francisco Carone, salientou que a execução da Faixa Azul se baseou em estudos técnicos detalhados. “A análise de fluxo e ocorrências demonstrou a necessidade desta medida. Com a nova faixa, organizamos a circulação e ampliamos a proteção para quem utiliza a via diariamente”, pontuou.

EXPANSÃO – A Prefeitura já avalia a expansão da Faixa Azul para outras vias do município, consolidando São Bernardo entre as cidades que adotam as melhores práticas de mobilidade e segurança no trânsito. Segundo a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, está sendo realizado um estudo para a ampliação deste equipamento para outros locais do município, que recebem uma alta demanda de motociclistas e também registraram índices importantes de ocorrências.

Só em 2024, São Bernardo registrou 2.245 chamados ao SAMU em ocorrências envolvendo motociclistas. O projeto visa não só a diminuição dos índices de acidentes, mas também reduzir a alta demanda na saúde de pessoas acidentadas no município.

“A Faixa Azul tem se mostrado uma solução eficiente para organizar o tráfego e reduzir os riscos de acidentes em outras cidades, especialmente em vias de grande movimento. Por esse motivo, nós trouxemos essa grande novidade para São Bernardo, a partir de um estudo amplo das vias da nossa cidade, por isso o compromisso é avançar com medidas que tornem a mobilidade mais segura e eficiente para todos, e a expansão deste projeto reforça essa prioridade”, emendou o chefe do Executivo municipal.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Centro Aquático do Batistini amplia acesso ao esporte com 750 vagas gratuitas em São Bernardo

Novo equipamento terá aulas de hidroginástica, natação, judô, balé, ritmos e ginástica...

Feirão de Empregos de Natal de São Bernardo acende esperança por emprego como presente de Natal antecipado

Ação realizada na manhã desta sexta-feira (12/12) no Ginásio Poliesportivo ofertou mais...

UBSs de São Bernardo alertam sobre prevenção ao câncer de pele

Unidades reforçam ações de orientação nesta sexta-feira, 12, em alusão à Campanha...

Operação Bairro Mais Seguro apreende mais de 10 mil garrafas em ação de fiscalização em São Bernardo

Ação integrada com a Polícia Civil no Montanhão também registrou diligências contra furtos...