Diadema

Prefeitura de Diadema retoma canalização do Córrego Olaria

A obra evitará enchentes, trazendo saneamento básico, segurança e mais qualidade de vida para moradores de Eldorado

Depois de anos parada, a canalização do Córrego Olaria, em Eldorado, volta a ser reiniciada, e os 626 metros de rio que faltavam receber a melhoria serão definitivamente canalizados.

Para marcar o começo da obra, o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, acompanhado da vice-prefeita, Andreia Fontes, da secretária de obras, Melissa Duaik, e dos vereadores Companheiro Sérgio, Juninho do Chicão e Marcio Jr, esteve na manhã de hoje (15/3) na Vila Joaninha, conversando com moradores e explicando a importância da edificação que trará para Diadema mais saneamento básico e menos enchentes.

Com 1.200 de extensão, o Córrego Olaria está situado entre a Estrada Pedreira Alvarenga (Eldorado) e a Vila Joaninha. Em 2020, 212 metros de seu leito foram canalizados, no trecho que margeia a Avenida Nicola Imparato, principal avenida do bairro. A obra foi feita com verba federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e pelo mesmo projeto, com contrapartida municipal, serão implantados os 626 metros de canal que começaram ser construídos neste sábado.

A canalização será aberta e constituída de 426 metros de gabião (estrutura flexível feita de pedras envolvidas em tela metálica) e 200 metros de aduela (peças pré-moldadas em concreto armado). Como o córrego está dentro de Área de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRMs) também será realizado um plantio compensatório de 2.200 árvores, de diversas espécies, por dano ambiental. A previsão é que a obra esteja concluída até o final de dezembro deste ano.

Importância da canalização

Durante o ato de retomada da obra, o prefeito Taka Yamauchi destacou a importância da obra para o município.
“Depois de anos de espera, burocracia e desafios, estamos aqui para anunciar, com muito orgulho, a retomada da canalização do Córrego Olaria! Todos sabem da importância dela para a região sul da nossa cidade, mas, infelizmente, o projeto parou deixando a região vulnerável a alagamentos e problemas sanitários. Durante anos, a comunidade esperou por uma solução e, hoje, nós assumimos o compromisso de destravar essa obra, porque sabemos que ela impacta diretamente na vida de milhares de famílias”, disse.

Concluindo, o prefeito afirmou: “Essa é mais do que uma ação de infraestrutura. É um compromisso com a dignidade dos moradores. Nossa gestão tem um plano claro: cuidar da cidade de maneira integral, revitalizar os espaços públicos, garantir infraestrutura moderna e promover desenvolvimento sustentável. Essa obra é apenas um exemplo do que estamos fazendo e ainda vamos fazer por Diadema”.

Fotos Adriana Horvath



Fonte da Notícia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Diadema zera a fila de espera por vaga em creche e amplia o acesso à Educação Infantil

Programa Creche 100% avança com chamamento público, horários estendidos e adequação de...

Sistema Fast Track estará em toda rede 24 horas de Diadema

Novo fluxo de pacientes, que teve início na UPA Centro, vai diminuir...

Próximo fim de semana terá 1º Festival Oriental em Diadema

Dias 1 e 2 de novembro, o Rua da Gente será espaço...

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema...