Últimas notícias

Emprego nos setores de Alojamento e de Alimentação cresce 5,5% em 2024 e fecha o ano com cerca de 6 milhões de vagas


Levantamento do Núcleo de Pesquisa da Fhoresp aponta para o bom desempenho do segmento em relação a 2023; rendimento médio do trabalhador ficou em R$ 2,1 mil

Os setores de Alojamento e de Alimentação tiveram desempenho positivo na geração de empregos em 2024. Os segmentos fecharam o ano com cerca de 6 milhões de vagas. Ao todo, foram 230 mil novos postos de trabalho, o que representa um crescimento de 5,5% em relação a 2023. Os dados são do Núcleo de Pesquisa e Estatísticas da Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp), que aponta, ainda, para um índice acima da média nacional: 3,3%.

O levantamento da Federação tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, Alojamento e Alimentação ficaram entre os setores mais dinâmicos no mercado de trabalho em 2024, atrás apenas de Transporte (8,2%) e da Construção Civil (6,5%).

O diretor-executivo da Fhoresp, entidade que representa mais de 500 mil estabelecimentos no estado de São Paulo, Edson Pinto, atribui os bons resultados ao fortalecimento do Turismo e à recuperação da demanda por serviços presenciais, após o período pandêmico da Covid-19. Entretanto, o representante patronal não poupa críticas ao cenário econômico atual:

“Apesar dos números positivos, a ocupação no setor de Alojamento ainda não supera os níveis alcançados na pré-pandemia do Novo Coronavírus. Ainda existem desafios que limitam a capacidade de expansão do setor. As dívidas acumuladas no período pandêmico, as elevadas taxas de juros e o aumento dos custos operacionais em decorrência da inflação dos alimentos são entraves que dificultam novos investimentos e a expansão dos serviços de Alojamento e de Alimentação no Brasil”, pondera.

Coordenado pelo economista Luís Carlos Burbano Zambrano, o mais recente estudo do Núcleo de Pesquisa da Fhoresp revela possibilidades de melhora para o segmento, em médio e longo prazos.

Entre novembro e dezembro de 2004 e janeiro deste ano, por exemplo, o índice de ocupação hoteleira aumentou 2,9% no Brasil, se comparado ao mesmo período do trimestre anterior – indicativo de que o setor deve permanecer aquecido no decorrer de 2025.

Melhor remuneração
O estudo da Fhoresp também revela a média de rendimento dos trabalhadores dos setores de Alojamento e de Alimentação: R$ 2.198. O valor representa crescimento real de 5,9% em 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Trata-se do segundo maior incremento em vencimentos entre todos os setores da Economia medidos pelo IBGE.

A remuneração de Alojamento e de Alimentação fica atrás apenas do segmento de Transporte, que registrou alta de 7,1% em 2024. Este desempenho, como destaca Burbano, é superior ao crescimento médio nacional dos rendimentos (3,6%) e está acima de searas tradicionais, como Indústria (1,5%), Comércio (4%), e Informação e Comunicação (3,8%):

“Este aumento evidencia a valorização dos trabalhadores e demonstra, mais uma vez, a escalada dos segmentos de Alojamento e de Alimentação, pilares do setor do Turismo, na participação econômica do Brasil”, conclui o especialista.





Fonte da Matéria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Corpo de Bombeiros resgata banhistas de afogamento em praia no Guarujá

  Ação contou com a ajuda do helicóptero Águia da PM Um...

Polícia Civil apreende quase 300 munições e acessórios bélicos na zona norte de São Paulo

  Perícia analisa impressões digitais para identificação e localização dos donos do...

Foragido da Justiça é capturado pela Polícia Civil na Grande São Paulo

A Polícia Civil prendeu um homem de 37 anos que estava foragido...

‘Fabricante’ de armas para o crime organizado é preso na Grande São Paulo

A Polícia Civil prendeu um homem de 44 anos que atuava como...