RGS

Recicla Rio Grande: Rio Grande da Serra avança na sustentabilidade e amplia ações ambientais

A iniciativa Recicla Rio Grande segue ganhando força em Rio Grande da Serra! Após o lançamento do descarte seletivo no Paço Municipal, foi a vez das instalações do prédio da administração, localizado na Rua do Progresso, receberem a formação e as ações do projeto. O evento contou com a participação de funcionários das Secretarias de Cidadania, Administração e do Fundo Social de Solidariedade.

Durante a formação, coordenada pelo Secretário Adjunto do SeClima, Flavio Nakaoka, os participantes aprenderam a desenvolver coletores caseiros para pilhas, baterias, medicamentos e tampinhas plásticas, utilizando garrafas PET. A iniciativa visa conscientizar sobre o descarte correto de resíduos em uma região de manancial, onde qualquer contaminação pode gerar impactos negativos à natureza e à comunidade. Segundo Nakaoka, “se um resíduo não vai para o local adequado, pode acabar na natureza e prejudicar toda a região.”

Além disso, o coordenador do Fundo Social de Solidariedade, Sr. Guilherme, propôs uma parceria para expandir a formação a outros munícipes, incluindo o público da Terceira Idade, reforçando o alcance do programa. “Gostaríamos que outras pessoas pudessem participar do Recicla Rio Grande, a começar pela Terceira Idade de nossa cidade,” destacou Guilherme.

Os coletores caseiros desenvolvidos funcionam como um incentivo imediato para o descarte correto pelos consumidores. Após atingirem sua capacidade máxima, os resíduos devem ser levados a locais como escolas, igrejas e espaços públicos para descarte em PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). Posteriormente, esses resíduos serão transportados pelo SeClima a PCs (Pontos de Concentração), como garagens municipais ou cooperativas, e destinados a empresas e programas parceiros. Exemplos incluem a Greeneletron para pilhas e baterias, programas da indústria farmacêutica para medicamentos, e projetos locais para tampinhas plásticas, que beneficiarão animais em situação de rua.

Próximos passos do Recicla Rio Grande O programa também avança com novidades! Em parceria com a Secretaria de Educação, liderada por Vinicius Brum, será implementado o descarte seletivo em três escolas municipais, com formação específica para educadores. Além disso, o SeClima planeja lançar o Observatório do Clima, alinhado à Agenda Pública Ambiental, e promover mutirões de limpeza utilizando ganchos japoneses, como uma forma prática de conscientizar a população sobre o impacto dos resíduos no meio ambiente.

Com o Recicla Rio Grande, o município reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente, garantindo uma qualidade de vida melhor para as futuras gerações.



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Prefeitura de Rio Grande da Serra forma monitores de turismo

Parceria com o Centro Paula Souza e Instituto QBFIC integra o programa...

Centro Médico de Rio Grande da Serra zera fila de mamografia já na primeira semana de funcionamento

Em uma semana de funcionamento após a inauguração do Centro Médico e...

Rio Grande da Serra moderniza a Atenção Primária: 60 tablets para Agentes Comunitárias de Saúde

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...

Rio Grande da Serra inaugura Centro Médico e de Especialidades e passa a contar com o primeiro mamógrafo do município

Unidade moderna e acolhedora amplia o acesso a consultas e exames, reduz...