Diadema

Diadema começa a vacinar contra influenza no sábado (05)

Doses para campanha já estão na cidade e secretaria organiza sábado de vacinação para facilitar o acesso do público alvo à dose contra a gripe

O município de Diadema se prepara para dar início à Vacinação contra a Influenza e, no dia 05 de abril, sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h, para aplicação das doses. Após essa data, o imunizante continua disponível de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos, no horário de atendimento das salas de vacina.

A vacina de 2025 vai proteger contras as cepas H1N1, H3N2 e B e a campanha tem o objetivo de reduzir complicações e hospitalizações pela influenza, como a pneunomia, nos grupos mais vulneráveis.

Nesta fase, o público prioritário é formado por 133.243 pessoas, entre crianças de seis meses de idade a cinco anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 60 anos e mais; gestantes; puérperas; indígenas vivendo fora das terras indígenas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionário do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades; professores e pessoas em situação de rua.

Para receber a dose é preciso levar documento de identidade com foto e caderneta de vacinação e, se possível, carteirinha da UBS. Crianças e jovens devem estar acompanhados por um responsável com mais de 18 anos. o endereço das UBSs estão em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

O que mudou

Em 2025, a vacina contra influenza passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre seis meses de idade e seis anos incompletos, idosos com 60 anos e mais e gestantes. Assim, além dos imunizantes específicos para esses públicos, a dose contra a gripe entra nessa relação.

Preparação

A Campanha Nacional vai começar oficialmente em 07 de abril, entretanto, a orientação é para que os municípios aplicarem a vacina a partir da chegada das doses. Nesta semana (26/03), o Ministério da Saúde (MS) enviou à Diadema 7.300 doses para dar início à campanha. Ao longo dos meses, o município deve receber mais vacinas para imunizar o público alvo.

A Secretaria de Saúde já começou a distribuição às Unidades, preparação de logística e atualização dos profissionais da saúde para aplicação das doses.

Mais proteção

No sábado (05/04), além do público alvo para a campanha de influenza, as UBSs receberão a população para atualização da caderneta de vacinação e aplicação de vacinas contra dengue e febre amarela.

Podem se vacinar contra a dengue, jovens entre 10 e 14 anos. Já o imunizante contra a febre amarela está disponível, em duas doses, para crianças entre nove meses e cinco anos, e em dose única para público a partir dos cinco anos.

Serviço:

Mutirão de Vacinação contra a Influenza, Dengue e Febre Amarela
05 de abril de 2025, sábado, das 8h às 17h
Em todas as Unidades Básicas de Saúde. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

 

1500x250 (1)



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Diadema zera a fila de espera por vaga em creche e amplia o acesso à Educação Infantil

Programa Creche 100% avança com chamamento público, horários estendidos e adequação de...

Sistema Fast Track estará em toda rede 24 horas de Diadema

Novo fluxo de pacientes, que teve início na UPA Centro, vai diminuir...

Próximo fim de semana terá 1º Festival Oriental em Diadema

Dias 1 e 2 de novembro, o Rua da Gente será espaço...

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema

Parque Ecológico do Eldorado vai ganhar nova base da GCM de Diadema...