Rede municipal de ensino passa a contar com 13 novos veículos, sendo oito para transporte inclusivo
Com o propósito de garantir mais acessibilidade aos alunos com deficiência da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Santo André ampliou a frota do Transporte Escolar Inclusivo. Os veículos foram entregues nesta sexta-feira (4).
“No mês em que comemoramos o aniversário da cidade, realizamos mais uma importante entrega para os alunos da nossa rede municipal de ensino. Desta vez reforçando um transporte público, gratuito e de qualidade para a educação inclusiva, e ainda com uma parceria para alunos que recebem atendimento da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e ampliação do transporte para os demais alunos da cidade”, celebrou o prefeito Gilvan Junior.
Foram entregues ao todo 13 veículos. Deste total, oito são para transporte da educação inclusiva, sendo três vans adaptadas, duas vans convencionais e três micro-ônibus. Com essa ampliação, será possível atender 320 alunos com deficiência por dia, um aumento de 35% em relação à frota atual.
Os demais cinco veículos, todos micro-ônibus, vão reforçar o Transporte Escolar Gratuito (TEG), beneficiando unidades localizadas em diferentes regiões da cidade, como a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Carlos Vicente Cerchiari, na Vila Progresso, a creche Padre Alfredinho, no Jardim do Mirante, a creche Cata Preta, no bairro Cata Preta, além da Emeief Francisca Helena Fúria e a Emeief Chico Mendes, ambas no Recreio da Borda do Campo.
“Essa ampliação representa um grande avanço para a mobilidade estudantil e reflete o compromisso da nossa gestão com a educação pública e inclusiva”, destacou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
Com a chegada dos cinco novos micro-ônibus, o número de alunos atendidos pelo TEG passou para 2.689, representando um crescimento de 15% em comparação ao mês de fevereiro.
“Com essas novas linhas, conseguimos atender diversas regiões da cidade, levando o transporte escolar gratuito para ainda mais famílias andreenses”, completou o secretário de Educação.
Além dessas melhorias, a Secretaria de Educação disponibilizou cinco novos ônibus exclusivos para saídas pedagógicas, dobrando a capacidade de transporte para atividades culturais e educativas.
O investimento para a ampliação do transporte escolar foi de R$ 5,9 milhões, garantindo um serviço mais eficiente e acessível para os estudantes da rede municipal.