Os resultados são bons, mas o trabalho não pode parar. Por isso, a Secretaria de Saúde formou nesta sexta-feira (04/04), a primeira turma de Brigadistas Contra as Arboviroses
A luta contra a Dengue em Mauá mostra resultados animadores: de janeiro a março de 2025, os casos caíram de 3.900 para 548, uma redução de 86%. A queda reflete o esforço da Prefeitura e da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Para manter os avanços, a Secretaria de Saúde formou a primeira turma de Brigadistas Contra as Arboviroses nesta sexta-feira (04/04), em evento no Teatro Municipal, que contou com a presença da Secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto e toda a equipe das Vigilâncias em Saúde. A participação do representante do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE7), Thiago de Lima Camargo confirma a importância da iniciativa da Prefeitura.
“Mauá vive um momento muito feliz com os resultados alcançados. Isso mostra que estamos no caminho certo, com uma abordagem preventiva eficaz. Unimos esforços de todas as secretarias nessa luta”, afirmou Eliene.
Ela completou: “Estamos avançando na formação das pessoas e na transformação de hábitos, especialmente em áreas vulneráveis. O trabalho educativo contribui para mudanças importantes, como o descarte correto de resíduos.”
Os brigadistas, dois por serviço público municipal (exceto nas escolas e CRAS, que ainda passarão por capacitação), atuarão eliminando criadouros e multiplicando informações para o controle do vetor.
Ações preventivas
A Prefeitura tem intensificado as ações com iniciativas como o “Dia D no Território”, realizado na primeira sexta-feira do mês, em que equipes das UBS orientam moradores.
Em 2025, já foram realizadas 49 ações específicas. Em 2024, foram oito mutirões, visitas a cerca de 400 mil imóveis e bloqueios de transmissão em casos suspeitos.
O Plano Municipal de Contingência envolve diversas secretarias, garantindo um trabalho conjunto.
Medidas preventivas
A população é orientada a eliminar água parada, manter caixas d’água tampadas, limpar calhas, proteger pneus, cuidar das piscinas e trocar a água dos pets semanalmente. Em caso de sintomas como febre alta e dores no corpo, é essencial procurar atendimento médico.