Últimas notícias

Prevenção à vitimização será tema de palestra de promotora de Justiça (MP-SP) no aniversário de 133 anos do Parque Trianon


Celeste Leite dos Santos, que também é presidente do Instituto Pró-Vítima, vai tratar, ainda, sobre medidas de cautela e sustentabilidade, durante a abertura das festividades de um dos parques mais emblemáticos de São Paulo

Integrantes do Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral às Vítimas (Pró-Vítima) vão palestrar, neste sábado (12/4), na programação dos 133 anos do Parque “Tenente Siqueira Campos”, o Parque Trianon – emblemático equipamento da capital paulista. Sustentabilidade, e a integração social para a prevenção à vitimização estarão entre os temas abordados pela promotora de Justiça (MP-SP) Celeste Leite dos Santos, presidente do Pró-Vítima, e pelas embaixadoras do Instituto Vera Simões e Débora Lima.

A programação especial e gratuita acontece das 9h30 às 12h, nas áreas do parque (rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César, São Paulo-SP), com direito a protocolo cívico, concerto da Banda Sinfônica da Polícia Militar (PM), palestras, além do plantio simbólico de árvores. A abertura vai reunir autoridades municipais e convidados do Consórcio Borboletas – concessionária responsável pela gestão do Trianon.

Às 10h, a curadora de arte e cineasta Vera Simões, uma das embaixadoras do Pró-Vítima, vai abordar o tema “A Importância dos Espaços Verdes Urbanos para a Criatividade e a Cultura”. Logo depois, às 10h15, a presidente da entidade, Celeste Leite dos Santos, palestra sobre “A Sustentabilidade como Ferramenta de Prevenção à Vitimização”. Na oportunidade, a promotora de Justiça do Ministério Público (MP) de São Paulo vai compartilhar os aspectos teóricos e práticos para a proteção institucional de vítimas, além de formas de integração do Meio Ambiente com o bem-estar público, à luz do Direito:

“Só vamos preservar o Meio Ambiente promovendo uma mobilização universal. A Sustentabilidade passa pelas empresas, pelo poder público, mas, sobretudo, por ações de conscientização da população em geral. Isso também se aplica na prevenção à vitimização. Medidas de cautela e integração só fortalecem nossa luta”, analisa a jurista.

Segundo a programação oficial já divulgada pelo Parque Trianon, às 10h30, será oferecida uma oficina de defesa pessoal para mulheres. A aula será ministrada pela professora multigraduada em Taekwondo Débora Lima:

“Abordaremos as Artes Marciais nos espaços verdes do Parque Trianon. A proposta é unir a temática da qualidade de vida ao contato com os espaços verdes de grandes metrópoles, o que proporciona saúde e bem-estar”, adianta a atleta.

Hasteamento e plantio
Às 10h45, está previsto o hasteamento da bandeira nacional com a presença do Grupo de Escoteiros do Brasil. Na sequência dos agradecimentos finais, ainda na abertura das festividades alusivas ao aniversário de 133 anos do Trianon, será feito um plantio simbólico de mudas.

Tradição
No ano passado, o Pró-Vitima também participou das atividades alusivas ao aniversário do Parque Trianon, com palestras, oficinas e atendimento especializado a vítimas de crimes.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Polícia Civil apreende quase 300 munições e acessórios bélicos na zona norte de São Paulo

  Perícia analisa impressões digitais para identificação e localização dos donos do...

Foragido da Justiça é capturado pela Polícia Civil na Grande São Paulo

A Polícia Civil prendeu um homem de 37 anos que estava foragido...

‘Fabricante’ de armas para o crime organizado é preso na Grande São Paulo

A Polícia Civil prendeu um homem de 44 anos que atuava como...

Quadrilha é presa pela PM com 25 toneladas de bacalhau

  Carga roubada estava em um galpão no litoral paulista Às vésperas...