Santo André

Imóvel incendiado é restaurado e se torna primeiro auditório de Paranapiacaba

Novo espaço na vila inglesa poderá receber atividades culturais, grupos pedagógicos, além de formação de monitores e empreendedores

A Prefeitura de Santo André, por meio da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, entregou neste domingo (13) as instalações do primeiro auditório da vila inglesa. O espaço tem capacidade para 49 lugares e poderá receber atividades culturais, grupos pedagógicos, além de formação de monitores e empreendedores.

O auditório fica na Rua Doutor Marum, 313, e o acesso se dá pelo antigo caminho do Hospital Velho, na parte baixa. O imóvel foi totalmente destruído por incêndio em 2007, restando apenas os metais e a parede frontal de alvenaria.

A restauração teve início em 21 de abril de 2024, através de convênio da administração municipal com o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que custeou toda a obra. O investimento foi de R$ 1,4 milhão.

“Cheguei a Paranapiacaba por meio do Expresso Turístico que sai da Estação Celso Daniel e ao andar pela Vila é fácil reconhecer os avanços que tivemos nos últimos oito anos. Foram mais de R$ 30 milhões investidos em restaurações e isso é reflexo de um diálogo aberto com o Governo do Estado e com o Governo Federal que tem nos permitido resgatar símbolos históricos de Santo André”, comentou o prefeito Gilvan Junior.

A cerimônia de abertura do auditório contou com autoridades do Iphan, vereadores, secretários e moradores da vila inglesa.

“A abertura do auditório faz parte de um pacote que tem transformado a Vila de Paranapiacaba com mais de uma dezena de prédios históricos restaurados. Esse conjunto de intervenções está sendo muito importante na nossa empreitada de transformar a Vila em Patrimônio Mundial da Humanidade, inclusive em maio estaremos em Portugal para dar andamento neste processo”, destacou o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli.

Histórico – Antigamente o imóvel integrava um complexo hospitalar inaugurado em 1896, durante as obras da ferrovia Santos-Jundiaí, construída pela empresa São Paulo Railway Company. Foi desativado na primeira metade da década de 1910, quando passou a ser utilizado como residência para engenheiros e profissionais da companhia britânica.

Em 1946, a União encampou a ferrovia e consequentemente o imóvel, mas com o passar dos anos o espaço deixou de ser utilizado. Quando ocorreu o incêndio, o local já estava sem uso.

Além da abertura do auditório, o prefeito Gilvan aproveitou a estadia na vila inglesa para inaugurar uma brinquedoteca, que faz parte do complexo onde está o Cine Lyra e funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. O local recebeu doações de brinquedos do Fundo Social de Solidariedade.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...