Ribeirão Pires

Atividade para educadores em Ribeirão Pires usa turismo e fé como ferramentas pedagógicas

Professores da rede municipal vivenciam experiências culturais e religiosas em ação promovida pela Prefeitura

O Programa de Educação Patrimonial, Turística e Ambiental (PEPTA), da Prefeitura de Ribeirão Pires, promoveu, nesta terça-feira (15), uma vivência especial na Capela do Pilar e no Mirante São José com os professores da Escola Municipal Valberto Fusari. A atividade integrou o turismo cultural e religioso como ferramenta pedagógica, proporcionando aos educadores uma imersão em pontos históricos e simbólicos do município.

A visita guiada percorreu dois locais emblemáticos da cidade: a Igreja Nossa Senhora do Pilar, no Centro Alto, onde os participantes foram calorosamente acolhidos pela anfitriã Dona Hilda, e o Mirante São José, espaço contemplativo que proporciona uma vista privilegiada da região.

A ação teve como objetivo proporcionar uma experiência educativa que conectava os professores com o território e sua história, incentivando o uso desses patrimônios como instrumentos de ensino dentro das salas de aula.

Segundo Patrick Alan, coordenador de Turismo e Eventos da Prefeitura de Ribeirão Pires e responsável pela atividade, o encontro foi mais do que uma visita técnica: “Receber os professores da rede municipal em uma visita guiada pelos patrimônios culturais e religiosos da nossa cidade foi uma experiência enriquecedora”, declarou.

Para ele, esse tipo de iniciativa fortalece o sentimento de pertencimento e amplia o olhar dos educadores sobre a história local, possibilitando que esses conhecimentos sejam compartilhados com os alunos de forma mais significativa. “Valorizar nosso território é também valorizar quem ensina e quem aprende”, completou Patrick.

Durante o percurso, os professores tiveram a oportunidade de refletir sobre o papel da fé, da cultura e das tradições na formação da identidade local. A troca de experiências também foi um dos pontos altos da atividade, que permitiu o compartilhamento de ideias e propostas pedagógicas baseadas no reconhecimento e valorização do patrimônio.

Já no Mirante São José, o grupo teve um momento de contemplação e diálogo sobre a importância da paisagem urbana e natural como ferramentas para o ensino de geografia, história e cidadania. A vista panorâmica e o ambiente tranquilo proporcionaram inspiração para propostas pedagógicas interdisciplinares.

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