Etapa ocorreu no Paço Municipal e contou com a participação do prefeito Marcelo Oliveira
As sete Guardas Civis Municipais das cidades do Grande ABC seguem com a Operação Força Azul Marinho, uma ação integrada com o apoio das Prefeituras e das Secretarias Municipais de Segurança Pública. A operação foi realizada na tarde desta quinta-feira (17), no Paço Municipal, com foco no reforço da segurança nas áreas de divisa entre os municípios, por meio de patrulhamentos coordenados, abordagens estratégicas e ações preventivas. O objetivo é reduzir os índices de criminalidade, intensificar a presença das forças de segurança e fortalecer a cooperação entre as Guardas da região.
O evento desta quinta-feira foi o segundo realizado dentro da iniciativa, articulada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O primeiro ocorreu em Santo André, no final de 2024, e tem como propósito promover a integração entre os municípios em diversas frentes, inclusive na área da segurança pública.
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, destacou a importância da união regional no combate à criminalidade. “É de suma importância fortalecermos a integração entre os municípios para ações de segurança, especialmente nas áreas de divisa, onde há maior vulnerabilidade. A Operação Força Azul Marinho está focada em abordagens estratégicas e ações preventivas que contribuem diretamente para a redução da criminalidade. É uma iniciativa que reforça o compromisso conjunto das Prefeituras e das Secretarias de Segurança, com destaque para o papel fundamental do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC nessa articulação”, afirmou.
O secretário municipal de Segurança Pública, Matheus Ferreira, também ressaltou a relevância da operação: “A proposta que trazemos hoje é clara: segurança não tem fronteiras. É uma honra receber essa atividade em nossa cidade, o que prova que estamos comprometidos em garantir o bem-estar do cidadão.”
A etapa desta quinta-feira reuniu efetivos das sete cidades em um esforço conjunto para garantir mais proteção à população do Grande ABC.
A Operação Força Azul Marinho é contínua, com diversas fases integradas já previstas. Trata-se de uma política regional de segurança pública que valoriza a união de esforços em favor da proteção do cidadão e do enfrentamento à criminalidade de forma estratégica e colaborativa.