A manhã desta quarta-feira (16/4) marcou o início da edição 2025 do EcoTroca, programa de sustentabilidade e solidariedade. A atividade aconteceu em frente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Bairro Nova Gerty. A ação é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de São Caetano do Sul, do Fundo Social de Solidariedade e do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), e tem como objetivo incentivar a reciclagem e promover a segurança alimentar da população.
O EcoTroca propõe uma troca simples, mas impactante, em que a cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado entregue, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão, com limite de 5 kg por pessoa por entrega.
“O Ecotroca é mais do que um programa ambiental, é uma política pública que transforma realidades. Em São Caetano, aliamos sustentabilidade, responsabilidade social e apoio direto às famílias. É assim que construímos uma cidade mais justa, solidária e comprometida com o futuro de todos”, ressaltou Tite Campanella, prefeito de São Caetano.
Os alimentos distribuídos são provenientes de doações feitas por redes varejistas, atacadistas e outros parceiros, sendo posteriormente encaminhados ao Banco de Alimentos do município.
“Além de estimular o descarte correto de resíduos, o EcoTroca garante que mais famílias tenham acesso a alimentos nutritivos e item de limpeza, promovendo dignidade e qualidade de vida”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Galati.
As trocas são realizadas sempre das 10h às 12h, ou até o término dos estoques. O caminhão do EcoTroca irá percorrer os 15 bairros da cidade ao longo do ano. Para saber a próxima parada, os moradores podem acompanhar as redes sociais oficiais da Prefeitura de São Caetano do Sul.