Santo André

Santo André lança plataforma SIGA Invest para empreendedores e investidores

Solução é fruto de parceria entre a Prefeitura e a ABF em prol do desenvolvimento econômico e da cidade num geral

 Uma ferramenta digital que permite visualizar oportunidades e identificar melhores locais para abrir um negócio; diminuir riscos financeiros e operacionais para empreendedores; evitar concentração de serviços em determinadas áreas da cidade; e fomentar a o crescimento de regiões com potencial de desenvolvimento. Essas e outras são facilidades oferecidas pela pioneira plataforma SIGA Invest, desenvolvida pela Prefeitura de Santo André e que conta com a parceria da ABF (Associação Brasileira de Franchising) para aplicação no mercado de franquias.

O evento de lançamento aconteceu nesta terça-feira (23) no Salão Burle Marx, no prédio do Executivo, e contou com as presenças do prefeito Gilvan Junior, da vice-prefeita Silvana Medeiros, dos secretários Diego Cabral (Inovação e Tecnologia) e Evandro Banzato (Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos), além de Caroline Graciani (diretora executiva da ABF), Rodrigo Abreu (diretor de marketing e comunicação da ABF) e outras autoridades.

Com o intuito de auxiliar na tomada de decisão sobre onde investir na cidade, o SIGA Invest oferece – de maneira moderna e transparente – informações atualizadas e confiáveis com dados reais a respeito do município, minimizando decisões baseadas em suposições e riscos consequentes, atraindo mais investidores tanto locais quanto externos, criando novas oportunidades econômicas e sociais para a população.

“Hoje, além de toda a desburocratização que já foi feita para os empreendedores – e é muito rápido empreender em Santo André –, trazemos dados para a tomada de decisão deles. Isso é muito importante. Em políticas públicas acreditamos muito que a gestão é feita com dados e evidências. O que entregamos com o SIGA Invest são informações para subsidiar novos negócios”, destacou o prefeito Gilvan.

Solução funcional disponibilizado em Santo André desde 2021, o SIGA (Sistema de Informações Geográficas Andreense) reúne dados geoespaciais estratégicos, como corredores comerciais, infraestrutura urbana, zoneamento, localização de escolas, linhas de transporte público, e muito mais. Com o SIGA Invest, investidores, empresários e gestores públicos terão acesso a informações relacionadas à educação, saúde, planejamento, desenvolvimento econômico, entre outros.

São aproximadamente 300 camadas de conteúdos diversos disponíveis, como mapas interativos, dados geográficos e outros dados que consideram fatores como infraestrutura, público-alvo, zoneamento e incentivos.

“Essas informações que a gente tinha para a Prefeitura e consumia internamente no planejamento urbano, hoje a gente está abrindo para a população. A transparência é uma das determinações do governo: abrir os dados para que o cidadão, o empreendedor ou quem queira viver em Santo André possa utilizar, para que a cidade siga se desenvolvendo, gerando emprego e renda, cada vez melhor para se viver”, enalteceu o chefe do Paço andreense.

A parceria com a ABF na área de franquias, inclusive, permite acesso a dados relevantes para impulsionar o desenvolvimento de negócios na cidade, especialmente neste setor.

“O mercado de franquias em Santo André faturou mais de R$ 1,9 bilhão em 2024, 6,8% a mais que no ano anterior. Na cidade, temos mais de 1,4 mil operações de franquia que geram cerca de 12 mil postos de trabalho. É um mercado bastante significativo e que pode se desenvolver ainda mais com acesso facilitado a informações de qualidade. Isso ajuda tanto as redes de franquia a identificarem regiões atrativas para abrir unidades, como subsidia potenciais franqueados na decisão de investimento. Ajuda também a fazer um match mais preciso entre o ponto comercial, o público e a oferta de produto ou serviço”, afirmou Rodrigo Abreu, diretor de marketing e comunicação da ABF.

Ao disponibilizar uma ferramenta moderna e transparente, o município torna-se ainda mais atrativo para investidores locais e externos. O uso estratégico do território evita a concentração de serviços em áreas específicas e fomenta o crescimento em regiões com maior potencial de desenvolvimento. Com investimentos chegando de maneira orientada, Santo André tem um crescimento potencializado.

“A partir de agora a gente passa a dar um olhar de mercado ao SIGA. Dos empreendedores participarem da plataforma trazendo informações e também usufruindo dos dados. Investir em Santo André já é certo, resta saber onde dentro da cidade. O SIGA é justamente para isso, para investidores desde a construção civil até o franchising”, destacou o secretário Diego Cabral.

Artigos relacionados

Circuito Andreense promove ação com empreendedores nesta quinta

Iniciativa ensina participantes a melhorar divulgação de seus negócios O Circuito Andreense...

Santo André recebe certificação internacional por excelência no atendimento a pacientes com AVC

Equipes do Samu e do CHMSA foram premiadas pela prevenção, tratamento e...

Sinfônica de Santo André homenageia U2 neste domingo no Parque Central

Espetáculo, que terá início às 11h, faz parte de programação cultural gratuita...

Santo André celebra 8 anos da reabertura do Banco de Alimentos

Equipamento já distribuiu mais de 4,3 mil toneladas de itens e beneficia...