Segunda edição da Operação Divisas Seguras foi articulada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Balanço final da segunda edição da Operação Divisas Seguras Grande ABC, ação articulada e integrada entre as Guardas Civis Municipais (GCMs) da região, realizada na quinta-feira (17/4), mostrou mais uma vez efetividade em sua proposta de enfrentamento da criminalidade na região.
A ação teve como ponto de partida o Paço Municipal de Mauá. Esta foi a segunda operação articulada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com a proposta de promover a integração entre os municípios em diversas frentes, com destaque para a segurança pública.
Além disso, foram averiguados 19 veículos, sendo 16 motocicletas e 3 automóveis, incluindo 8 motocicletas removidas por irregularidades. A mobilização contou com a participação exclusiva das forças de segurança municipais com efetivos das cidades da região, em um esforço conjunto para ampliar a proteção à população da região.
Também denominada Operação Força Azul Marinho, em alusão à cor do uniforme das corporações municipais, a iniciativa foi planejada durante reuniões sobre Segurança no Consórcio ABC, com participação dos comandantes das GCMs. A operação tem respaldo da Lei 13.022/2014, que estabelece normas gerais para as guardas municipais em todo o Brasil.
A primeira edição da iniciativa ocorreu em Santo André, em setembro de 2024. “Esta é uma política regional de segurança pública que busca promover a integração e a colaboração entre os municípios, fortalecendo as ações estratégicas no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Os resultados demonstram o alto nível de preparo das equipes envolvidas”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva.