São Caetano

São Caetano supera média nacional de aprendizado em Português e Matemática

 

São Caetano do Sul apresenta indicadores educacionais muito superiores às médias nacionais no nível de aprendizado de Língua Portuguesa e de Matemática. Os dados estão presentes no estudo divulgado nesta segunda-feira (28/4), o Dia Mundial da Educação, pelo instituto Todos Pela Educação, que mapeia a qualidade do ensino em todo território brasileiro, na comparação com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A instituição traçou panorama em três faixas: 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Em todas as etapas do processo de aprendizado, os números de São Caetano são muito mais elevados do que a média do Brasil – a comparação leva em consideração os dados do Todos pela Educação de 2023 com o Ideb do mesmo ano.

No 5º ano do Ensino Fundamental, o Todos Pela Educação identificou que a taxa de aprendizado em Língua Portuguesa em escolas da rede pública foi de 55,1% e, em Matemática, 43,5%. Em São Caetano, 78% dos alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental tiveram desempenho adequado nas aulas de Português, enquanto 71% demonstraram conhecimento de Matemática.

Já no 9º ano do Ensino Fundamental, a média nacional de aprendizado em Língua Portuguesa foi de 35,9% e de 16,5% em Matemática. Em São Caetano, esses percentuais foram muito além: 57% em Português e 36% em Matemática. No Ensino Médio – São Caetano é a única cidade da região a ofertar esse grau de ensino municipalizado -, os dados comprovam a disparidade da qualidade do ensino no município, com desempenho três vezes maior do que a maioria das escolas brasileiras.

Apesar dos números positivos, a Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Educação, trabalha para a melhora dos indicadores. Um dos pilares de novos programas é o Aprender Mais, que oferta cursos e oficinas extracurriculares para aumentar o tempo de permanência do estudante na sala de aula com assuntos escolhidos por eles, pelas famílias e pelos professores.

“Temos que potencializar o aprendizado. Perdemos muito na pandemia e sabemos que os alunos que ficaram nas aulas remotas perderam muito. A Prefeitura vai oferecer mais sempre. A ideia de São Caetano do Sul é sempre oferecer mais, por isso temos o Aprender Mais, fortalecer a relação entre o direito a aprender e o que a cidade pode oferecer a essas famílias e estudantes”, disse o secretário de Educação, Fabiano Augusto João.

Artigos relacionados

São Caetano conquista tetracampeonato no encerramento do 4º Jotiscs

O encerramento da 4ª edição do Jotiscs (Jogos da Terceira Idade de...

São Caetano recebe a 1ª Volta Ciclística Profissional como parte dos eventos comemorativos dos 148 anos da cidade

São Caetano foi palco da 1ª Volta Ciclística Profissional, num evento comemorativo...

Smart Sanca atua em sua primeira prisão no mesmo dia de sua inauguração

Inaugurado na manhã deste sábado (19/7) pela Prefeitura de São Caetano, o...

Prefeitura inaugura o Smart Sanca e São Caetano se torna 1ª cidade do ABC a ter reconhecimento facial no combate ao crime

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, inaugurou na manhã deste sábado...