Mauá

Mauá orientará agentes de saúde sobre uso correto de medicamentos

Ideia é que ACSs ajudem a repassar as informações à população

A Secretaria de Saúde de Mauá está preparando ciclo de palestras voltado a ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) com o intuito de conscientizar e alertar a população quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado de remédios e pela automedicação.

A primeira ação neste sentido foi realizada no início do mês, em 5 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Com o tema ‘O trabalho dos agentes comunitários de saúde na promoção do uso correto de medicamentos’, a iniciativa – sob coordenação da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde – começou pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Primavera. Os encontros serão estendidos a outras unidades de saúde durante os meses de maio e junho.

Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de Saúde, destacou a necessidade e a importância de o ACS ter acesso a informações seguras para auxiliar a população. “O agente comunitário é reconhecidamente a pessoa cujo papel é fundamental na organização das ações de saúde, na promoção do cuidado, na conscientização da população para o autocuidado e na defesa da vida. Quando eles entendem como usar os medicamentos corretamente, orientam melhor a comunidade, ajudando-a a evitar desperdícios, a reduzir efeitos colaterais e a prevenir problemas”, afirmou.

Utilizar medicamentos de forma indiscriminada, incorreta e sem a devida orientação médica ou farmacêutica é perigoso, pode agravar doenças e levar à morte. Além disso, a combinação errada de substâncias pode anular ou potencializar o efeito de outras. Abaixo estão listadas algumas das principais orientações em relação ao tema:

– Nenhuma pessoa deve utilizar medicamento por conta própria, sem orientação de profissional, especialmente grávidas ou mulheres que estejam amamentando;
– Não recomende medicamentos. O que é bom para uma pessoa pode não ser para outra;
– Tome medicamentos somente com água;
– Mantenha medicamentos fora dos alcances de crianças e de animais;
– Guarde medicamentos longe do calor, da umidade e da luz intensa. Se precisar ser conservado em geladeira, evite colocá-los na porta do eletrodoméstico;
– Medicamentos com prazo de validade expirado não devem ser ingeridos, pois, além de perderem seus efeitos terapêuticos podem prejudicar a saúde;
– Nunca jogue substâncias medicamentosas em lixo comum, em pias ou em vasos sanitários, pois elas poluem solos e águas. O descarte dos medicamentos deve ser feito exclusivamente em pontos específicos – os serviços de saúde de Mauá contam com coletores adequados para remédios vencidos ou em desuso.

Artigos relacionados

Prefeitura de Mauá reforça importância do SinPatinhas, sistema nacional de cadastro de animais domésticos

Município é referência em políticas de bem-estar animal, com fila zerada para...

Mauá registra queda expressiva nos casos de dengue e zera óbitos pela doença em 2025

Resultado é fruto do trabalho de conscientização e ações preventivas e de...

Pinacoteca de Mauá apresenta a exposição “Trajetória da Luta das Mulheres”

Painéis apresentam histórias de mulheres de luta e sua contribuição para Mauá...

GCM de Mauá captura foragido da justiça condenado por roubo e com passagens por homicídio

GCM de Mauá captura foragido da justiça condenado por roubo e com...