Ideia é que ACSs ajudem a repassar as informações à população
A Secretaria de Saúde de Mauá está preparando ciclo de palestras voltado a ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) com o intuito de conscientizar e alertar a população quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado de remédios e pela automedicação.
A primeira ação neste sentido foi realizada no início do mês, em 5 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Com o tema ‘O trabalho dos agentes comunitários de saúde na promoção do uso correto de medicamentos’, a iniciativa – sob coordenação da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde – começou pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Primavera. Os encontros serão estendidos a outras unidades de saúde durante os meses de maio e junho.
Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de Saúde, destacou a necessidade e a importância de o ACS ter acesso a informações seguras para auxiliar a população. “O agente comunitário é reconhecidamente a pessoa cujo papel é fundamental na organização das ações de saúde, na promoção do cuidado, na conscientização da população para o autocuidado e na defesa da vida. Quando eles entendem como usar os medicamentos corretamente, orientam melhor a comunidade, ajudando-a a evitar desperdícios, a reduzir efeitos colaterais e a prevenir problemas”, afirmou.
Utilizar medicamentos de forma indiscriminada, incorreta e sem a devida orientação médica ou farmacêutica é perigoso, pode agravar doenças e levar à morte. Além disso, a combinação errada de substâncias pode anular ou potencializar o efeito de outras. Abaixo estão listadas algumas das principais orientações em relação ao tema:
– Nenhuma pessoa deve utilizar medicamento por conta própria, sem orientação de profissional, especialmente grávidas ou mulheres que estejam amamentando;
– Não recomende medicamentos. O que é bom para uma pessoa pode não ser para outra;
– Tome medicamentos somente com água;
– Mantenha medicamentos fora dos alcances de crianças e de animais;
– Guarde medicamentos longe do calor, da umidade e da luz intensa. Se precisar ser conservado em geladeira, evite colocá-los na porta do eletrodoméstico;
– Medicamentos com prazo de validade expirado não devem ser ingeridos, pois, além de perderem seus efeitos terapêuticos podem prejudicar a saúde;
– Nunca jogue substâncias medicamentosas em lixo comum, em pias ou em vasos sanitários, pois elas poluem solos e águas. O descarte dos medicamentos deve ser feito exclusivamente em pontos específicos – os serviços de saúde de Mauá contam com coletores adequados para remédios vencidos ou em desuso.