A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos recebeu cinco agentes do Grupamento Especializado em Atuação de Trânsito (Geat) da GCM de Guarujá na última sexta-feira (9). O secretário Gilson Hélio Jesus dos Santos, da pasta da Segurança Pública, recepcionou os agentes nessa visita técnica, cujo objetivo é conhecer os serviços de fiscalização de transporte clandestino de passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A cidade de Guarujá, no litoral paulista, vai ganhar um aeroporto para voos comerciais. As obras da primeira fase do projeto foram entregues no mês de abril e o início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2026.
O comandante da Inspetoria de Trânsito da GCM de Guarulhos acompanhou a comitiva visitante, inclusive executando uma operação na área de desembarque de passageiros, que culminou com o flagrante de um condutor na prática ilegal de transporte clandestino de passageiros.
O veículo foi autuado e removido ao pátio de recolhimento, cuja ação da GCM é respaldada pelo decreto municipal 38.001/2021, que busca inibir essas atividades descredenciadas pelo poder público e que colocam em risco a segurança dos usuários devido a não qualificação dos condutores.