Com saída da Praça da Matriz, grupo percorrerá vias da cidade, até o Paço Municipal, para chamar a atenção dos moradores e divulgar serviços; ação integra o Maio Laranja
São Bernardo recebe neste domingo (18/5) a 1ª Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da cidade. A ação, que integra a campanha Maio Laranja, se dará na data de mobilização nacional pela proteção e garantia de direitos para a infância e adolescência. A concentração dos participantes está programada para ocorrer às 9h, na Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro, região central).
O grupo irá percorrer quase dois quilômetros de percurso até a Esplanada do Paço, onde Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), equipes da Prefeitura, Conselho Tutelar e órgão de proteção vão apresentar, em stands, diversos serviços para os moradores.
“O principal objetivo desta caminhada é chamar a atenção dos moradores para o papel de todos nós nas ações de proteção das crianças e adolescentes. Ampliando a divulgação dos serviços disponíveis, também podemos prevenir que casos assim aconteçam na nossa cidade”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça.
AÇÕES – A Secretaria municipal de Saúde irá realizar ação voltada à integração das famílias, com jogos e atividades lúdicas. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar farão orientações sobre canais para denúncia em casos de violência ou exploração. A Polícia Civil participará com a Delegacia de Defesa da Mulher e a Polícia Militar levará informações do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
Equipes de psicóloga e assistente social da organização Ficar Bem farão acolhimento e orientações sobre o que fazer para combater o abuso e a exploração sexual, a quem recorrer em casos de violência e quais são os direitos das crianças e adolescentes.