São Bernardo

Dia de mobilização em São Bernardo inspira criação da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Cidade registrou neste domingo (18/5) a 1ª caminhada pelos direitos da infância e juventude, em trajeto da Praça da Matriz até o Paço; evento reuniu ações da Prefeitura, CMDCA e órgãos de proteção

No dia nacional de mobilização pela proteção e garantia de direitos na infância e juventude, neste domingo (18/5), a Prefeitura de São Bernardo deu sinais concretos da criação, no calendário oficial de eventos do município, da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O compromisso foi firmado pelo prefeito Marcelo Lima, que recebeu a proposta das mãos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e órgãos de proteção.

A indicação da proposta foi apresentada como parte da programação da 1ª Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que percorreu vias da cidade partindo da Praça da Matriz com destino ao Paço Municipal, onde serviços gratuitos foram ofertados à população. A mobilização de rua, que integra a campanha Maio Laranja, concentrou cerca de 1.000 pessoas.

“Este é um momento histórico. Tivemos hoje esta primeira caminhada e estamos abertos para o diálogo e para apoiar qualquer causa que seja para conscientizar, que ajude a gente a avançar nas ações de proteção das nossas crianças e adolescentes. São Bernardo vive um novo momento. Estamos todos juntos. E essa união me dá a certeza de que iremos entregar uma cidade muito melhor”, declarou o prefeito Marcelo Lima, após confirmar a integração da semana de mobilização ao calendário oficial do município, por meio de decreto.

A 1ª Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes contou com a participação do Ministério Público, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, da Polícia Militar, da Polícia Civil, secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde da Prefeitura e sociedade civil.

A promotora de Justiça da Infância e da Juventude de São Bernardo, Sirleni Fernandes da Silva, que atua na área protetiva, ressaltou a importância da atividade deste domingo. “Esse movimento significa o cumprimento da Constituição, que fala que sociedade, Estado e família têm que atuar na defesa da criança e do adolescente. Uma das principais violações é a violência sexual. Hoje é uma data para lembrar a todos que esse problema persiste, e enquanto persistir precisamos nos unir”, afirmou.

CANAIS CONTRA A VIOLÊNCIA – Entre os canais de denúncia de casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes está o Disque 100 – que mantém as informações sob sigilo. Conselho Tutelar, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistente Social) também são espaços para acolhimento, orientação e encaminhamento dos casos.

Artigos relacionados

Em parceria com a Sabesp, São Bernardo inicia obras de pavimentação asfáltica na Vila Chaminé, região do Nova Petrópolis  

Ação faz parte do programa Minha Rua Nova, iniciativa que já ultrapassou 100...

Vila Vivaldi, em São Bernardo, ganha novo espaço agroecológico da Transpetro, com apoio da Prefeitura

Com ações sustentáveis, área em Faixa de Dutos foi revitalizada pela empresa...

Com apoio do videomonitoramento, GCM de São Bernardo impede fuga e prende suspeito de agredir e roubar mulher

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo prendeu, na noite de...

Jardim das Oliveiras, no Grande Alvarenga, ganhará nova praça com áreas de esporte e lazer

Em mais uma verdadeira transformação de espaços públicos, a Prefeitura de São...