São Caetano

Programa da Prefeitura de São Caetano, Território Lúdico usa o brincar para potencializar desenvolvimento dos alunos

Programa lançado pela Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, para valorizar o brincar como ferramenta da aprendizagem e desenvolvimento, o Território Lúdico tem percorrido as escolas da rede municipal para aliar diversão, interação, humanização das relações e ensinamento para os alunos.

Na última sexta-feira (16/5), a equipe do Território Lúdico desembarcou na EMEF Padre Luiz Capra, no Bairro Nova Gerty, levando a temática do circo. A praça que fica dentro da escola se transformou em um picadeiro, com slackline (um elástico preso entre duas árvores para testar o equilíbrio), uma estrutura de acrobacia com panos, palhaços, música e muita alegria.

As crianças do 2º ano foram divididas em quatro turmas para aproveitar as dinâmicas oferecidas. A maioria não escondia a ansiedade para testar as habilidades nas acrobacias com os panos. A instrutora cuidadosamente explicava o movimento e auxiliava o aluno a se desafiar. Sempre que um deles conseguia realizar a manobra, a festa era armada.

“Nosso trabalho consiste em formação de professores e visitas propondo espaços lúdicos com diferentes temáticas, trazendo resgate das brincadeiras tradicionais e populares”, analisou Lucila Yashiki, coordenadora do projeto Território Lúdico. “O Território Lúdico está aqui não só pelo brincar, que é lei, mas ajudar as crianças a desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sociais, resoluções de conflitos, cooperação. Traz o se divertir, mas também o aprendizado, porque toda a proposta de brincadeira tem muito conteúdo educativo.”

O Território Lúdico é uma das ações do programa Aprender Mais, instituído no começo do ano pela Prefeitura de São Caetano para alavancar ainda mais a Educação na cidade. A ação está exatamente no pilar de humanização das relações, que se perdeu ao longo dos últimos anos, em especial por causa da pandemia. O objetivo é proporcionar encantamento, cooperação e alegria, envolvendo alunos, professores e animadores.

“A tecnologia trouxe muita coisa boa, mas o mundo atual mostra nossas crianças muito focadas em telas. Por isso, o projeto do Território Lúdico vem para resgatar brincadeiras e, para o desenvolvimento infantil, ele será muito importante. Os alunos receberam a notícia do projeto com muito entusiasmo e uma escola de tempo integral precisa desse tipo de projeto”, afirmou Adriana Auricchio Martins, diretora da EMEF Padre Luiz Capra. A unidade tem 400 alunos e, segundo a diretora, não vê a hora do retorno do Território Lúdico.

Os alunos Douglas Leonel, Maria Flor de Souza, Matheus Ribeiro Barbosa e Breno Oliveira Rodrigues não esconderam a alegria com o dia na escola. “Estou achando um máximo, um rock’n’roll do máximo!”, disse Matheus.

Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...