São Caetano

Mesatenista de São Caetano, Hugo Calderano derruba novo tabu, conquista prata no Mundial de Doha e faz história

Treinando em São Caetano do Sul desde seus 14 anos de idade, Hugo Calderano conquistou a medalha de prata no Mundial de Doha (Catar), após perder a final para o chinês Wang Chuqin por 4 a 1 (12/10, 11/3, 4/11, 11/2 e 11/7). Agora, como vice-campeão mundial, Calderano vai para a Europa, onde disputou no início de junho a final da Bundesliga (Campeonato Alemão) e, depois, alguns torneios do circuito mundial.

A conquista da prata tem de ser bastante enaltecida, pelo fato de Calderano ter se tornado o primeiro mesatenista fora do eixo Euro-Asiático a chegar a uma final de Mundial. Para chegar à final inédita, Calderano passou pelo mexicano Rogélio Castro (4 a 1), na primeira rodada; pelo tunisiano Wassim Essid (4 a 0), na segunda rodada; pelo cazaque Kirill Gerassimenko (4 a 2), na terceira rodada; pelo nigeriano Quadri Aruna (4 a 0), nas oitavas-de-final; pelo coreano An Jae-Hyun (4 a 1), nas quartas-de-final; e pelo chinês Liang Jingku (4 a 3), na semifinal.
Graças à prata inédita de Calderano, o Brasil entrou no seleto grupo de 15 países a terem um finalista na chave de simples masculina do Mundial de Tênis de Mesa em suas 58 edições – o Mundial é disputado desde 1926. Para se ter uma ideia da grandiosidade da conquista de Calderano, são 11 países europeus (Alemanha, Áustria, Belarus, Bélgica, França, Hungria, Inglaterra, Iugoslávia, Polônia, Suécia e Tchecoslováquia), três asiáticos (China, Coreia e Japão) e o Brasil.

MAIS HISTÓRIA
Além da inédita prata de Hugo Calderano, o tênis de mesa de São Caetano e do Brasil foi representado por Bruna Takahashi, que também fez história ao se tornar a primeira brasileira a chegar às oitavas-de-final de um Mundial de Tênis de Mesa.

Bruna, número 16 do mundo – com a classificação ganhou oito posições no ranking – , fez uma partida equilibrada contra a chinesa Chen Xingtong, mas acabou derrotada por 4 a 1 (10/12, 11/7, 11/8, 11/5 e 11/9). Além de Hugo Calderano e Bruna Takahashi, São Caetano também foi representado pelo técnico da seleção brasileira Francisco ‘Paco’ Arado.

Artigos relacionados

Smart Sanca atua em sua primeira prisão no mesmo dia de sua inauguração

Inaugurado na manhã deste sábado (19/7) pela Prefeitura de São Caetano, o...

Prefeitura inaugura o Smart Sanca e São Caetano se torna 1ª cidade do ABC a ter reconhecimento facial no combate ao crime

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, inaugurou na manhã deste sábado...

GCM de São Caetano do Sul prende dois procurados pela Justiça em ações distintas no mesmo dia

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul, com apoio...

Tarifa Zero de São Caetano passa por ajustes com alterações no itinerário das linhas de ônibus

O Programa Tarifa Zero, instalado pela Prefeitura de São Caetano em outubro...