São Caetano

Adoção do Sistema Eletrônico de Informações em São Caetano gera aumento de eficiência e economia

Primeira cidade do ABC a implantar o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), São Caetano do Sul já começa a colher os resultados da medida apoiada por toda a Administração Municipal. Em apenas dois meses de funcionamento do novo sistema – adotado graças a uma parceria com a Prodesp, empresa de tecnologia do Governo do Estado de São Paulo – já se verificou aumento de produtividade e redução de custos na gestão de processos administrativos.

“No período de dois meses eram abertos cerca de 2 mil processos, mil por mês, em média. Nos últimos dois meses, já foram abertos 3 mil processos administrativos em formato digital”, informou o procurador geral do município, Allan Frazatti, que coordenou a implantação do novo sistema. Alan explica que apenas os processos antigos continuam tramitando em meio físico; todos os documentos produzidos desde o início de abril já são digitais.

Além do aumento de produtividade e eficiência, já se percebe redução de custos. “Estamos observando uma economia em escala, que ainda não é possível mensurar totalmente. Nas próximas aquisições de papel já poderemos calcular parte dessa economia. Mas já notamos a redução no uso de veículos empregados para transportar documentos entre os setores da Prefeitura. Houve uma redução de 80% das viagens realizadas”, contabilizou Frazatti.

Além da economia e facilidade de acesso, pois é possível acessar o sistema de qualquer dispositivo com internet, incluindo o celular, o novo processo promove uma significativa redução de burocracia, agilizando os processos de forma eficiente e segura. A segurança dos dados é proporcionada pela estrutura da Prodesp, capaz de garantir maior segurança do que qualquer empresa privada. Outra vantagem da digitalização dos processos é a possibilidade de rastreabilidade dos documentos, o que atende a critérios de transparência e compliance.

“Todas as secretarias envolveram-se nessa mudança e as dúvidas que vão surgindo estão sendo sanadas pelo treinamento dos gestores e funcionários”, destaca o procurador.

Artigos relacionados

Prefeitura inaugura o Smart Sanca e São Caetano se torna 1ª cidade do ABC a ter reconhecimento facial no combate ao crime

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, inaugurou na manhã deste sábado...

GCM de São Caetano do Sul prende dois procurados pela Justiça em ações distintas no mesmo dia

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul, com apoio...

Tarifa Zero de São Caetano passa por ajustes com alterações no itinerário das linhas de ônibus

O Programa Tarifa Zero, instalado pela Prefeitura de São Caetano em outubro...