São Caetano

Adoção do Sistema Eletrônico de Informações em São Caetano gera aumento de eficiência e economia

Primeira cidade do ABC a implantar o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), São Caetano do Sul já começa a colher os resultados da medida apoiada por toda a Administração Municipal. Em apenas dois meses de funcionamento do novo sistema – adotado graças a uma parceria com a Prodesp, empresa de tecnologia do Governo do Estado de São Paulo – já se verificou aumento de produtividade e redução de custos na gestão de processos administrativos.

“No período de dois meses eram abertos cerca de 2 mil processos, mil por mês, em média. Nos últimos dois meses, já foram abertos 3 mil processos administrativos em formato digital”, informou o procurador geral do município, Allan Frazatti, que coordenou a implantação do novo sistema. Alan explica que apenas os processos antigos continuam tramitando em meio físico; todos os documentos produzidos desde o início de abril já são digitais.

Além do aumento de produtividade e eficiência, já se percebe redução de custos. “Estamos observando uma economia em escala, que ainda não é possível mensurar totalmente. Nas próximas aquisições de papel já poderemos calcular parte dessa economia. Mas já notamos a redução no uso de veículos empregados para transportar documentos entre os setores da Prefeitura. Houve uma redução de 80% das viagens realizadas”, contabilizou Frazatti.

Além da economia e facilidade de acesso, pois é possível acessar o sistema de qualquer dispositivo com internet, incluindo o celular, o novo processo promove uma significativa redução de burocracia, agilizando os processos de forma eficiente e segura. A segurança dos dados é proporcionada pela estrutura da Prodesp, capaz de garantir maior segurança do que qualquer empresa privada. Outra vantagem da digitalização dos processos é a possibilidade de rastreabilidade dos documentos, o que atende a critérios de transparência e compliance.

“Todas as secretarias envolveram-se nessa mudança e as dúvidas que vão surgindo estão sendo sanadas pelo treinamento dos gestores e funcionários”, destaca o procurador.

Artigos relacionados

São Caetano reativa laboratório do Hospital Albert Sabin e reduz pela metade o tempo de espera pelo resultado de exames

Dando continuidade à modernização, readequação e otimização dos equipamentos de Saúde, a...

São Caetano reúne 20 mil pessoas no tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro

A Avenida Presidente Kennedy foi palco, neste domingo (7/9), do tradicional Desfile...

Banco de Ração de São Caetano recebe doações de alunos em ação solidária

Banco de Ração de São Caetano recebe doações de alunos em ação...

Tite Campanella recebe alunos do Colégio Arbos, que representarão São Paulo nos Jogos Escolares Brasileiros

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, recebeu em seu...