Ribeirão Pires

Equipe do CREAS de Ribeirão Pires visita Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mauá para troca de experiências

Encontro fortalece a cooperação regional no combate à violência contra a mulher e troca de boas práticas entre os municípios do Grande ABC

Em uma ação de cooperação intermunicipal, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Ribeirão Pires, vinculada à Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, realizou, nesta terça-feira (3), visita técnica à Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da cidade de Mauá. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e fortalecer as estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher nas duas cidades.

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mauá tem atuação reconhecida no enfrentamento à violência doméstica e feminicídios, pautando-se no princípio fundamental de que viver sem violência é um direito de todas as mulheres. A sensibilização da sociedade para os diferentes tipos de violência, seu ciclo e as formas de proteção é parte essencial desse trabalho.

Um dos destaques da política pública de Mauá é o Sistema Único de Atenção à Mulher (SUAMM), que integra serviços municipais, estaduais e federais para a prevenção, combate e acolhimento de mulheres em situação de violência. O SUAMM estabeleceu um Protocolo Municipal de Acolhimento que orienta as ações conjuntas entre as diversas instituições envolvidas.

Ribeirão Pires mantém, paralelamente, uma estrutura robusta de defesa e proteção à mulher. Entre as iniciativas da Administração Municipal, destacam-se a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), inaugurada em março de 2025, que funciona 24 horas e conta com atendimento exclusivo feito por delegadas; a Sala de Acolhimento Ana, da Guarda Civil Municipal (GCM), que oferece atendimento humanizado e espaço com brinquedoteca; as rondas Maria da Penha; e o aplicativo Ana, que proporciona agilidade no atendimento de mulheres com medida protetiva.

A Patrulha Maria da Penha da GCM, criada em 2021, e a Coordenadoria de Mulheres, vinculada ao CREAS, também compõem o sistema de proteção local, oferecendo suporte, orientação e acompanhamento especializado para as vítimas.

Segundo Leonardo Biazi, secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social de Ribeirão Pires, ‘a cooperação entre municípios da região do Grande ABC é fundamental para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. A troca de experiências amplia a eficácia das ações e nos permite oferecer um atendimento mais qualificado e humanizado às vítimas de violência’.

“A visita reforça o compromisso das duas cidades em compartilhar experiências e aprimorar suas políticas públicas, ampliando a rede de proteção às mulheres e promovendo ações integradas para o enfrentamento da violência de gênero”, completou.

Artigos relacionados

Comércio local será protagonista no novo formato do Festival do Chocolate

Com formato urbano, evento conta com adesão de mais de 100 estabelecimentos...

Prefeitura de Ribeirão Pires realiza doação de roupas e camas à ONG Viva Bem

Iniciativa do Fundo Social de Solidariedade vai beneficiar 34 idosos acolhidos pela...

Prefeitura e Detran-SP alinham novas ações para reforçar segurança no trânsito de Ribeirão Pires

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...

20 vagas de emprego no Atende Fácil Ribeirão Pires para a próxima semana

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...