Ribeirão Pires

Escoteiros participam de atividade ambiental no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco

Ação educativa integra a programação do Junho Verde e aproximou crianças de projetos ambientais e da fauna local

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, realizou, neste sábado (7), atividade de educação ambiental com escoteiros mirins do grupo Anderson Rossi de Almeida (GEARA) da cidade, no Parque Professor Luiz Carlos Grecco. A ação contou com atividades lúdicas e de conscientização voltadas à preservação do meio ambiente.

A iniciativa faz parte do calendário do Junho Verde e promoveu o contato das crianças com animais silvestres e projetos ambientais desenvolvidos pelos Departamentos de Gestão Ambiental e de Bem-Estar Animal.

A programação fez parte do Junho Verde, campanha municipal que destaca ações voltadas ao meio ambiente ao longo de todo o mês de junho. O evento com os escoteiros também reforça o compromisso com a Agenda 2030 e com o combate ao aquecimento global.

Durante a atividade, as crianças participaram de dois momentos distintos, ambos pensados para estimular o contato com o meio ambiente e promover o conhecimento sobre a biodiversidade local.

“Hoje foi um dia muito legal! Eu nunca tinha visto uma jiboia de perto, e achei ela bem diferente do que eu imaginava. Também aprendi um monte sobre abelhas sem ferrão e como elas ajudam a fazer crescer as frutas e flores. Agora eu quero cuidar mais da natureza e contar pros meus amigos o quanto os insetos são importantes!”, disse o escoteiro mirim, Lucas Moreira de 9 anos

No primeiro momento, os pequenos escoteiros tiveram a oportunidade de conhecer de perto animais silvestres da fauna local, como uma serpente da espécie jiboia. A interação foi acompanhada por educadores ambientais e garantindo que todas as normas de segurança e bem-estar animal fossem seguidas.

Essa experiência direta com os animais teve como objetivo desmistificar o medo, incentivar o respeito e mostrar a importância de cada espécie na manutenção do equilíbrio ambiental.

Na sequência, as crianças participaram de dois projetos educativos da Prefeitura: o Abelhas da Mata e o Incrível Mundo dos Insetos. Ambas as iniciativas foram desenvolvidas para abordar temas fundamentais de forma lúdica e envolvente.

O projeto Abelhas da Mata mostrou aos escoteiros a importância das abelhas para o ecossistema, com foco especial nas espécies nativas sem ferrão. As crianças aprenderam sobre o papel das abelhas na polinização e na produção de alimentos.

Já o projeto Incrível Mundo dos Insetos apresentou aos participantes a diversidade e relevância dos insetos no meio ambiente. Os jovens conheceram curiosidades sobre a anatomia e o comportamento desses seres e sua função na cadeia ecológica.

Além de despertar o interesse pelas ciências naturais, a atividade também buscou sensibilizar as crianças sobre os impactos das ações humanas no planeta, incentivando práticas sustentáveis desde a infância.

Artigos relacionados

GCM de Ribeirão Pires recupera moto furtada em Suzano após perseguição no bairro Roncon

GCM de Ribeirão Pires recupera moto furtada em Suzano após perseguição no...

Ribeirão Pires inicia campanha de busca ativa de sintomáticos respiratórios nesta terça-feira (16)

Ribeirão Pires inicia campanha de busca ativa de sintomáticos respiratórios nesta terça-feira...

Pinacoteca de Ribeirão Pires abre exposição com oficinas gratuitas de arte gráfica

Mostra faz parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura...

Ribeirão Pires elege novas conselheiras do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher

Candidatas escolhidas irão atuar no biênio 2025/2027 em defesa das políticas públicas...