Mauá

Prefeitura convida representantes dos segmentos culturais a participarem da construção de políticas públicas do setor

Serão três oitivas, entre 23 e 25 de junho, para que possam ser apresentadas sugestões para o setor

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Cultura, está organizando uma série de três encontros com o objetivo de ouvir os segmentos artísticos sobre como podem contribuir com as políticas públicas da pasta e com a elaboração conjunta do Plano de Aplicação dos Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) — Ciclo 2, do Ministério da Cultura. Intitulada Oitivas – PNAB/2025, a iniciativa ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de junho, sempre às 19h, no Teatro Municipal (Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia), com um tema diferente a cada dia. A proposta é garantir que todo o processo ocorra com transparência, equidade e participação democrática.

No dia 23/06 (segunda-feira), o tema será: “Onde estamos e para onde vamos na cultura de Mauá?”. O encontro tem como objetivos prestar contas da aplicação dos recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc no município, apresentar as diretrizes gerais da PNAB 2025 e iniciar uma escuta sobre os desafios e prioridades para o próximo período.

No dia 24/06 (terça-feira), o debate será sobre “Como fortalecer os fazedores de cultura?”. A proposta é ouvir representantes de diferentes linguagens artísticas, promovendo uma escuta qualificada, focada e representativa das especificidades de cada segmento. O encontro também visa aprofundar sugestões por linguagem/cadeira artística, fortalecendo a identidade e o protagonismo de cada setor cultural e consolidando uma síntese das propostas e prioridades de cada área.

Por fim, no dia 25/06 (quarta-feira), o tema será “Cultura como direito e política pública”, com foco na cultura nos territórios, na estrutura necessária para o desenvolvimento de ações culturais, no fortalecimento das redes de apoio locais e na importância da PNAB para a continuidade das políticas públicas de cultura. Também será o momento de consolidar os resultados das discussões anteriores.

Mauá foi o primeiro município da região Sudeste a pleitear recursos federais por meio da Política Nacional de Cultura Aldir Blanc, o que resultou na conquista de mais de R$ 10 milhões a serem investidos ao longo de quatro anos na cultura mauaense.

Artigos relacionados

GCM Mauá registra prisão por descumprimento da Lei Maria da Penha

GCM Mauá registra prisão por descumprimento da Lei Maria da Penha G7...

Nardini celebra o Natal com gesto de carinho aos colaboradores

Mais de 1.200 funcionários receberam panetones como forma de reconhecimento e valorização...

Prefeitura de Mauá inaugura o Central de Inteligência do Trânsito e Transporte

Prefeitura de Mauá inaugura o Central de Inteligência do Trânsito e Transporte...

Espaço Família do Jardim Sonia Maria reúne dezenas de crianças já na inauguração

Localizado na rua Rodrigo de Lucena, na Praça Geraldo Maurício de Souza,...