Santo André

Santo André inova no socorro de urgência com semáforos inteligentes e videochamada no Samu

Cidade é a primeira do Brasil a integrar priorização semafórica para ambulâncias e atendimento médico por vídeo

Santo André deu um passo à frente no atendimento de urgência e emergência e se tornou a primeira cidade do Brasil a integrar, de forma pioneira, dois recursos tecnológicos no sistema de saúde pública: semáforos inteligentes e atendimento médico por videochamada. A combinação pode reduzir pela metade o tempo de resposta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de qualificar a classificação de risco.

Os dois projetos – o Onda Verde e o Samu Digital – já estão em funcionamento e foram oficialmente apresentados nesta quarta-feira (18), durante coletiva de imprensa realizada no Salão Burle Marx, no prédio da Prefeitura, com a presença do prefeito Gilvan Ferreira e dos secretários Pedro Seno (Saúde), Diego Cabral (Inovação e Tecnologia) e Almir Cicote (Mobilidade Urbana), além do superintendente do COI (Centro de Operações Integradas), Carlos Secco.

“São segundos ou minutos que podem salvar vidas. Com essa integração, Santo André se posiciona na vanguarda da saúde pública, apostando em tecnologia de ponta para transformar a vida das pessoas. Estamos mostrando que é possível inovar, com soluções simples, eficientes e com impacto direto na população”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.

Com quase 750 mil habitantes, Santo André aposta em soluções já adotadas em grandes centros internacionais, como Barcelona, para tornar o atendimento mais rápido, preciso e seguro. O sistema de semáforos inteligentes utiliza GPS para detectar a aproximação das ambulâncias e abre automaticamente os cruzamentos ao longo do trajeto, garantindo prioridade absoluta ao socorro.

Paralelamente, o Samu Digital permite que o médico regulador inicie uma videochamada com quem está no local da emergência antes mesmo da chegada da equipe, oferecendo orientações imediatas e antecipando condutas clínicas.

Para o secretário de Saúde, Pedro Seno, a combinação de tecnologia, planejamento e humanização tem feito toda a diferença. “Estamos revolucionando a forma como lidamos com as emergências. O atendimento começa antes mesmo de a ambulância chegar, o que amplia significativamente as chances de salvar vidas. É um novo padrão de eficiência e cuidado que queremos expandir para toda a rede”, destaca.

A rede semafórica da cidade conta com 427 cruzamentos, sendo 381 sob responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana. Atualmente, 143 cruzamentos já estão conectados ao Centro de Operações Integradas, e 82 operam com autorregulação conforme o fluxo de veículos. A meta da administração municipal é dobrar esse número até 2028.

Um exemplo prático da eficiência do novo sistema foi registrado no dia 28 de maio, ainda em fase de testes: uma ambulância do Samu percorreu 2,8 quilômetros –da base até o bairro Jardim – em apenas 4 minutos e 40 segundos. O tempo estimado inicialmente era de 8 minutos, o que representa uma redução de quase 50%.

Já o Samu Digital, por meio de link enviado via WhatsApp, permite que o médico visualize a cena e oriente os primeiros socorros à distância. O serviço também proporciona a alternativa de troca de informações entre a equipe do Samu, qualificando o atendimento. As medidas aumentam a precisão no serviço, facilita decisões antecipadas e amplia a chance de desfechos positivos em situações críticas.

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