São Caetano

Prefeitura de São Caetano credencia arte-educadores para o programa Oficinas Culturais

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre inscrições a partir desta quarta-feira (18), direcionadas a agentes culturais (arte-educadores, palestrantes e oficineiros) para prestação de serviços pelo programa Oficinas Culturais, gerido pela pasta.

O credenciamento deve ser feito exclusivamente pelo portal de inscrições da Secult [https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/secult/Programas/Detalhe/117/oficinasculturais2025] até 3 de julho, nos termos do Edital nº 5/2025 e do Marco Regulatório do Fomento à Cultura (Lei Federal nº 14.903, de 27 de junho de 2024). A participação é gratuita. O documento, com o calendário de etapas da concorrência pública, e anexos, está disponível no mesmo endereço eletrônico.

Cada agente cultural poderá inscrever até três projetos distintos, desde que em áreas temáticas ou formatos diferenciados, conforme o disposto na chamada pública. A ações culturais a serem desenvolvidas pelos agentes culturais, tais como palestras, workshops, vivências, cursos rápidos e oficinas, deverão ter caráter de educação não formal.

O Edital nº 5/2025, com fundamento no Marco Regulatório do Fomento à Cultura, consolida a atuação do poder público na indução de políticas culturais participativas, inclusivas e descentralizadas.

Workshop

No dia 25 de junho (quarta-feira), às 19h, a Secult realizará um workshop, gratuito, sobre como participar do edital de credenciamento de agentes culturais e de projetos para a prestação de serviços pelo programa Oficinas Culturais, nos termos do Marco Regulatório do Fomento à Cultura.

A atividade será ministrada por Douglas Bunder, Marcelo Portasio, Samila Zambetti, Tamires de Melo Siqueira e Thaís Atan Ribeiro, no Teatro Municipal Santos Dumont: Av. Goiás, 1.111, bairro Santa Paula, em São Caetano.

Na ocasião, será apresentado o passo a passo para participar da chamada pública: do cadastro inicial no Repercut – o recenseamento permanente de agentes, artistas e espaços culturais de São Caetano – ao preenchimento de formulários, juntada de documentos e de outros materiais pertinentes ao processo de seleção do projeto.

Tamires de Melo Siqueira atua na coordenação do programa Oficinas Culturais; Douglas Bunder e Samila Zambetti, no setor de Fomento Cultural; e Marcelo Portasio e Thaís Atan Ribeiro, no Administrativo da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.

Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...