São Bernardo

São Bernardo destina 15 mil metros de redes de pesca ilegal para reciclagem, faz doações e destrói materiais apreendidos

Trator descaracterizou cerca de 30 gaiolas e armadilhas para pequenos animais e pássaros e nove motosserras, além de dois barcos inservíveis; atividade integra o Junho Verde

A Prefeitura de São Bernardo realizou, nesta segunda-feira (23/6), grande ação voltada à reciclagem, doação ou destruição de materiais usados em infrações e crimes ambientais apreendidos pela GCM (Guarda Civil Municipal), e que não foram legalizados. Fiscalizações e atividades efetivadas entre novembro e o início deste mês de junho pelos agentes no combate à caça, à pesca, ao desmatamento e podas irregulares resultaram na apreensão de dez barcos, nove motosserras, 30 gaiolas e armadilhas, enxadas, enxadões, foices e picaretas, entre outras ferramentas.

Mas o que chamou mais a atenção foram os 15 mil metros lineares de redes e tarrafas capturadas na Represa Billings, onde a pesca com esse tipo de equipamento é proibida. O material foi repassado a uma empresa que transforma os fios de nylon em polímeros, vendidos a indústrias que usam esse tipo de material na fabricação de peças automotivas, náuticas e utensílios de cozinha, entre outros. Dos dez barcos, um será doado à Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Ecolmeia, de São Bernardo, um ao Parque Estoril e dois à Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Habitação de Ribeirão Pires, departamento de Bem-Estar Animal.

“Além de proteger o meio ambiente, as ações da GCM Ambiental que resultam em apreensões ajudam a gerar emprego e renda, o que já dá uma dimensão da importância desse trabalho para nossa cidade, principalmente em relação à preservação ambiental, da fauna e da flora. Mas é um trabalho que tem de ser feito em conjunto pelas secretarias, como aqui, com Meio Ambiente e Segurança, além de conscientizar e envolver a população”, comentou o prefeito Marcelo Lima, que esteve na sede da GCM Ambiental, na região do Riacho Grande, e viu de perto todos os materiais.

“Dar destino ambientalmente correto a materiais que simbolizam crimes contra a fauna e ao meio ambiente reforçam a legalidade e o compromisso da Prefeitura com a legislação ambiental e a proteção dos ecossistemas. O prefeito Marcelo Lima nos deu como uma das missões fazer de São Bernardo referência na proteção ambiental”, reforçou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de São Bernardo, Ruth Cristina Ramos, que participou da atividade ao lado de funcionários da Pasta e do titular de Segurança da cidade, Major Topalian, além de agentes da GCM Ambiental.

A atividade integra o Junho Verde, programação especial organizada pela Secretaria de Meio Ambiente para todo o mês, no qual se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), para marcar o compromisso de São Bernardo com a pauta ambiental, a proteção da biodiversidade e a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

BALANÇO GCM AMBIENTAL – Entre janeiro e começo de junho, a GCM Ambiental registrou 769 ocorrências: 466 animais foram resgatados, entre os quais, 186 saruês (gambá-de-orelha-preta), 105 aves, 23 cobras, 17 gambás, 10 lagartos, 5 jabutis, 3 capivaras, 2 tartarugas, 1 bicho-preguiça e 1 sagui. No período, também foram atendidas ocorrências de crimes ambientais/ecológicos, sendo apreendidos quatro barcos, três remos, duas armadilhas, sete gaiolas, 84 tarrafas, 46 redes e um puçá (rede que auxilia na captura de peixes e outros animais).

“A apreensão desses materiais é a ponta mais visível do trabalho desenvolvido pela GCM Ambiental na preservação e proteção da biodiversidade no território de São Bernardo, assim como da Prefeitura em relação às questões ambientais, na medida em que não poupa esforços para equipar e qualificar os agentes que atuam no combate aos crimes ambientais no município”, disse Thami Izumi da Cruz, engenheira ambiental urbana e diretora de Licenciamento e Avaliação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Nos últimos fins de semana, a Guarda Ambiental de São Bernardo também efetuou patrulhamento na Represa Billings e no seu entorno, apreendendo 750 metros de redes para pesca e duas tarrafas. Os guardas municipais também encontraram na mata arapucas e armadilhas para tatu, giraus, 15 laços e duas trancas, que foram desarmadas e destruídas no local.

Artigos relacionados

Vila Vivaldi, em São Bernardo, ganha novo espaço agroecológico da Transpetro, com apoio da Prefeitura

Com ações sustentáveis, área em Faixa de Dutos foi revitalizada pela empresa...

Com apoio do videomonitoramento, GCM de São Bernardo impede fuga e prende suspeito de agredir e roubar mulher

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo prendeu, na noite de...

Jardim das Oliveiras, no Grande Alvarenga, ganhará nova praça com áreas de esporte e lazer

Em mais uma verdadeira transformação de espaços públicos, a Prefeitura de São...

São Bernardo realiza Feirão de Empregos voltado ao setor de panificação com 4 mil vagas para o Grande ABC

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de trabalho e fortalecer a...