Últimas notícias

Pró-Vítima amplia locais para atendimento jurídico a mulheres vítimas de violência


Programa executado em parceria com o Instituto “Paulo Kobayashi” descentralizou o aconselhamento presencial com profissionais do Direito em quatro localidades na cidade de São Paulo-SP; orientação é 100% gratuita

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral às Vítimas (Pró-Vítima) em parceria com o Instituto “Paulo Kobayashi”, o projeto “Defenda-se” ampliou neste mês de julho os locais de atendimento jurídico a mulheres. Além de ensinar defesa pessoal, o programa amplia o conhecimento do público feminino quanto aos seus direitos e o enfrentamento a diversas formas de violência. Agora, a orientação com profissionais do Direito 100% gratuita do “Defenda-se” está presente em quatro diferentes localidades ml na cidade de São Paulo-SP.

Além dos atendimentos on-line, capitaneados pela advogada Ana Carolina Soares e o assistente jurídico Luiz Gustavo Mendes de Almeida Alves de Mello, o “Defenda-se” descentralizou as consultorias jurídicas presenciais para a Paróquia Nossa Senhora Achiropita (rua Treze de Maio, s/n° – Bela Vista). No local, os atendimentos são realizados todas às segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 21h. O acolhimento é realizado por ordem de chegada.

Outro ponto de atuação descentralizada do “Defenda-se” é na Comunidade Evangélica do Bixiga (rua Rocha, 70 – Bela Vista). A orientação a mulheres acontece, de graça, às terças-feiras, das 11h às 13h, e às quintas, das 13h às 17h. Também está sendo oferecido aconselhamento com advogados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Profª Cecília Moraes de Vasconcelos (rua Rômulo Naldi, 147 – Jardim Elisa Maria), mediante agendamento.

Toda terceira sexta-feira do mês, é a vez do “Defenda-se” prestar orientações jurídicas na Associação Cultural Chinesa, na região da Liberdade. O atendimento é das 14h às 17h, também por agendamento prévio on-line ou por telefone, e ordem de chegada.

Segundo a advogada do “Defenda-se”, o acolhimento legal é indicado quando a demanda da mulher assistida pelo programa requer este tipo de expediente, sobretudo para a elaboração de Boletim de Ocorrência (B.O.) e solicitação de medidas protetivas, por exemplo:

“Nestes locais, presencialmente, fazemos todo um encaminhamento dessas mulheres, as orientando sobre seus direitos e indicando quais órgãos de proteção devem recorrer e por quais direitos devem lutar. Analisamos com muito cuidado caso a caso. Por vezes, durante a entrevista, ainda sugerimos o acompanhamento psicológico, serviço que também é oferecido de graça pelo ‘Defenda-se’”.

De acordo com a presidente do Pró-Vítima e idealizadora do “Defenda-se”, a promotora de Justiça (MP-SP) Celeste Leite dos Santos, o programa foi pensado para acolher, sem qualquer tipo de ônus, mulheres de todas as idades, a partir dos 18 anos, vítimas ou não de violência doméstica ou da criminalidade, de desastres ou de situação de vulnerabilidade, por meio de ensinamentos sobre defesa, prevenção, apoio e desvitimização – e tudo isso em espaços seguros e inclusivos:

“Nosso objetivo com o ‘Defenda-se’ é despertar a consciência nas mulheres quanto a situações de agressão em diversos ambientes, por meio de atendimentos especializados, além de capacitá-las contra ataques, violência doméstica e outros tipos de situações de risco”.

Dúvidas ou mais detalhes sobre todas as atividades do “Defenda-se” podem ser consultadas via os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

PROJETO “DEFENDA-SE”
_Atendimento jurídico descentralizado gratuito_

2ª feira
Paróquia Nossa Senhora Achiropita
Endereço: Rua Treze de Maio, s/n° – Bela Vista
Horário: Das 17h às 21h

3ª feira
Comunidade Evangélica do Bixiga
Endereço: Rua Rocha, 70 – Bela Vista
Horário: Das 11h às 13h

Paróquia Nossa Senhora Achiropita
Endereço: Rua Treze de Maio, s/n° – Bela Vista
Horário: Das 17h às 21h

5ª feira
Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Cecília Moraes de Vasconcelos
Endereço: Rua Rômulo Naldi, 147 – Jardim Elisa Maria
Horário: Das 13h às 17h

Paróquia Nossa Senhora Achiropita
Endereço: Rua Treze de Maio, s/n° – Bela Vista
Horário: Das 17h às 21h

6ª feira | toda terceira semana do mês
Associação Cultural Chinesa
Endereço: Bairro da Liberdade (atendimento sob demanda)
Horário: Das 14h às 17h





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

São Paulo cria Comissão de Medicina Veterinária Forense para combater maus-tratos a animais

O Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo (IC) deu um...

Operação interestadual mira envolvidos em golpe do ‘falso advogado’ em seis estados

Uma quadrilha envolvida em invasão de sistemas do governo federal e de...

Adolescente é apreendido com motocicleta roubada no bairro Colônia na zona sul de São Paulo

Adolescente é apreendido com motocicleta roubada no bairro Colônia na zona sul...

Veículos furtados são recuperados e indivíduo apreendido na zona sul

Na terça-feira (19), durante patrulhamento na zona sul da capital, equipes da...