Santo André

Casa da Palavra recebe lançamento de livros da atriz Lígia Helena

Evento acontece neste sábado, às 14h; publicações falam da memória afetiva, histórica e social da autora que atuou no projeto Territórios de Cultura, entre 2017 e 2019

A Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André, recebe neste sábado (5), às 14h, a atriz, arte-educadora e pesquisadora andreense Lígia Helena (@aligia_helena) para o lançamento de seus dois novos livros: “Teatro, afeto e adolescências periféricas” e “Um rio grande demais pra se navegar com pressa”.

As publicações apresentam uma narrativa construída a partir da memória afetiva, histórica e social da autora, com base na experiência vivida entre 2017 e 2019 como educadora no programa Territórios de Cultura, da Secretaria de Cultura de Santo André, atuando no CEU Marek.

Lígia Helena, que já escreveu os livros “Pupa – contos fantásticos e outras narrativas sobre adolescências” e “Urucum: as árvores não têm culpa”, baseou as obras em sua pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

No livro “Teatro, afeto e adolescências periféricas”, a autora escreve o que chama de “Pistas para uma escrita sobre uma pedagogia do afeto”, traçando linhas entre a experiência de vínculo formadas com dez adolescentes (hoje jovens) periféricos moradores do Jardim Marek e região e de sua própria formação como educadora no encontro com eles.

Já no livro “Um rio grande demais pra se navegar com pressa”, contos, cenas, poesias e crônicas narram o testemunho de uma educadora de teatro do processo de tornar-se adolescente, e, inevitavelmente, adulto quando se é um ‘sujeito periférico’.

O evento terá apresentação de educadores que integraram o curso “Teatro, educação e afeto”, ministrado em 2025 por Lígia Helena e Paulo Gircys, da Cia. Estrela D’Alva, na UFABC (Universidade Federal do ABC).

Será realizada uma partilha de textos, imagens, cenas e reflexões desenvolvidos no curso, que teve como foco o cuidado com o educador, a partir de referenciais como Paulo Freire, bell hooks (autora americana conhecida por seus escritos sobre racismo, feminismo e crítica social, que usou a grafia minúscula de seu nome para chamar a atenção para seu trabalho) e práticas contra-coloniais. A programação conta com uma apresentação musical de Niel Pimenta, músico, arte-educador e ex-aluno de Lígia Helena no CEU Marek entre 2017 e 2019.

As obras foram publicadas pela editora Me Parió Revolução e o projeto tem apoio do Departamento de Cultura da UFABC, do Grupo de Estudos ECOAR (EACH-USP) e foi contemplado na Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Santo André.

Serviço:
Lançamento dos livros “Teatro, afeto e adolescências periféricas” e “Um rio grande demais pra se navegar com pressa”, com Lígia Helena e a Cia. Estrela D’Alva de Teatro
Data: 5/7 (sábado)
Horário: 14h
Local: Casa da Palavra Mário Quintana
Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André
Classificação livre
Entrada gratuita

Artigos relacionados

Casa do Olhar Luiz Sacilotto oferece oficinas de arte gratuitas em julho

Casa do Olhar Luiz Sacilotto oferece oficinas de arte gratuitas em julho...

Cine Theatro Carlos Gomes e CEU Ana Maria abrigam espetáculo “FIM”

Apresentações com entrada gratuita serão nos dias 5 e 6 no Centro...

Santo André acelera reforma de piscina no bairro Santa Teresinha

Equipamento junto à Creche Professora Evangelina Jordão Luppi vai proporcionar lazer e...

Documentário “PAITEA” faz reflexão sobre a paternidade em famílias atípicas de Santo André

Obra faz parte dos projetos fomentados pela Lei Paulo GustavoO Cine Theatro...