Ribeirão Pires

UPA Santa Luzia e Unidades de Saúde de Ribeirão Pires somam mais de 400 mil atendimentos no primeiro semestre

No balanço também apresentou números das especialidades, laboratório e novos serviços durante o primeiro semestre de 2025

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (14) o balanço de atendimentos dos serviços municipais. Entre os destaques estão os 287 mil atendimentos realizados na UPA Santa Luzia e os 123 mil nas dez unidades de saúde da cidade. Também foram apresentados pelo prefeito Guto Volpi e pelo secretário de Saúde, Clovis Volpi, os números referentes às especialidades, laboratório e demais serviços da saúde pública municipal.

A UPA Santa Luzia, serviço de emergência e urgência da Prefeitura, realizou uma média de 47 mil atendimentos por mês. Do total de 287 mil atendimentos, cerca de 30% foram realizados em pessoas de fora do município, como Mauá, Suzano e Rio Grande da Serra.

As unidades de atenção básica — USFs e UBSs — realizaram, em média, 20.600 atendimentos por mês durante o primeiro semestre. Entre os atendimentos de especialidades nas unidades, foram registrados cerca de 5 mil ginecológicos e 3 mil pediátricos, entre outros. Para manter o atendimento humanizado, a Prefeitura modernizou as unidades do Ouro Fino, Jardim Luzo e entregou a USF Parque Aliança. Estão em obras, atualmente, as novas unidades da Vila Sueli e do Jardim Serrano.

“Investimos com responsabilidade e visão de futuro para garantir que a saúde de Ribeirão Pires continue avançando. Os números refletem o compromisso da nossa gestão com um atendimento mais próximo, moderno e humanizado, desde a atenção básica até os serviços especializados”, afirmou o prefeito Guto Volpi.

O Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher realizaram 33 mil atendimentos no primeiro semestre, com destaque para os novos serviços de imagem, como ecocardiograma e doppler para membros inferiores, rins e tireoide. O laboratório de exames clínica realizou 180 mil análises, média de 30 mil mês.

“Os números são impressionantes e mostram a dimensão da nossa rede municipal de saúde. É importante destacar que a maior parte desses atendimentos é custeada com recursos do próprio município. Trabalhamos diariamente para manter a qualidade dos serviços, sempre com foco no cuidado com os nossos moradores”, destacou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.

Novos serviços – Entre os novos serviços e programas da rede municipal, está a implantação da Clínica Pública de Cannabis Medicinal, que conta com cerca de 150 famílias cadastradas, além do novo programa de prótese dentária, que oferece o serviço gratuitamente para pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

Artigos relacionados

Escolas de Ribeirão Pires recebem premiações do projeto Alfabetiza Juntos SP

Escolas de Ribeirão Pires recebem premiações do projeto Alfabetiza Juntos SP G7...

Último final de semana do Festival do Chocolate começa com música e emoção em Ribeirão Pires

Festa segue até domingo (31) com uma programação repleta de música, cultura...

Ribeirão Pires recebe R$ 10 milhões do governo estadual para custeio dos serviços de saúde

Governador Tarcísio Freitas também assinou convênio para novos investimentos no Ginásio Poliesportivo...

Ribeirão Pires vive último fim de semana do Festival do Chocolate

Evento chega à reta final com shows de Big Band Salada Mista,...