Últimas notícias

PAM Capuava entrega Prêmio Destaque 2024 e reforça cultura de segurança no Polo Petroquímico do ABC


Iniciativa reconhece boas práticas de empresas e órgãos públicos na prevenção e resposta a emergências

O compromisso com a segurança industrial e a atuação coordenada entre empresas e órgãos públicos da região foi celebrada hoje, 18 de julho, com a entrega do Prêmio Destaque 2024, promovido pelo Plano de Auxílio Mútuo (PAM) Capuava, com apoio do COFIP ABC.

A premiação reconhece as empresas e instituições que mais se destacaram nas ações de prevenção e resposta a emergências. Entre os critérios avaliados estão a participação em simulados, auditorias de segurança, testes diários de rádio, treinamentos operacionais, comunicação de riscos e controle de monitoramento e queda de balões nas empresas. Com base nas pontuações mensais, os participantes são classificados nas categorias Ouro, Prata ou Bronze, além do recebimento de certificados de participação.

461

“Essa é uma conquista coletiva. O Prêmio Destaque simboliza o esforço conjunto das empresas, do poder público e da comunidade para garantir um ambiente mais seguro, preparado e colaborativo. Nosso foco é salvar vidas e proteger o entorno”, afirma Valdemar Aparecido Conti Coordenador do PAM Capuava.
Criado em 1986 e vinculado ao COFIP ABC desde 2015, o PAM Capuava reúne atualmente 21 empresas e oito órgãos públicos, incluindo Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil e Departamentos de Trânsito de cinco municípios da região.

50

 

O grupo atua com base em um protocolo formal de cooperação, que permite o compartilhamento imediato de recursos e pessoal técnico em caso de incidentes industriais.
“O PAM Capuava é hoje uma referência nacional na gestão integrada de emergências. A premiação reconhece um trabalho técnico, consistente e vital para a segurança do Polo e das comunidades vizinhas. É um modelo que mostra como a união entre os setores público e privado gera resultados concretos”, destaca Francisco Ruiz, gerente executivo do COFIP ABC.
A edição de 2024 foi sediada pela Braskem, que integra o PAM Capuava, a escolha do local reforça o papel de corresponsabilidade da indústria na promoção da cultura de segurança.

A cerimônia também contou com a presença de autoridades locais, Edilson de Paula Oliveira secretário de Relações Institucionais, representando o prefeito de Mauá Marcelo Oliveira, Silvana Medeiros, vice-prefeita representando o prefeito de Santo André Gilvan Junior, secretários municipais, representantes da CETESB, ABIQUIM, integrantes do Conselho Comunitário Consultivo (CCC) e lideranças e gestores de segurança, meio ambiente e saúde das empresas associadas.
O que faz o PAM?

O PAM permite que empresas em situação de emergência solicitem apoio, recebendo recursos humanos e materiais de outras empresas associadas. Com um sistema de rádio de comunicação digital que opera em canal exclusivo, disponibilizado em todas as empresas, e vias internas bem-sinalizadas, a resposta a emergências é ágil e coordenada entre as indústrias participantes.

Participantes do PAM

Participam do PAM as seguintes empresas: Ambipar Response, AkzoNobel, Bandeirante Química, Braskem (unidades PE 7, PP 4 e Q 3), Cabot, Chevron Oronite, Caldic, Consigaz, Copa Energia (Liquigás), Nacional Gás (unidades I e II), Copagaz, Oxicap (Air Liquide), Indorama (Oxiteno), PMS Consultoria, Recap – Petrobras, Supergasbras, Ultragaz (unidades Capuava I e Mauá) e Vitopel. Também integram o PAM oito órgãos públicos: 8º Grupamento de Bombeiros, Defesa Civil (Mauá, Ribeirão Pires, Santo André e Rio Grande da Serra), SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Mauá e Santo André) e Departamento de Trânsito de Mauá e Santo André.

51

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente, o Comitê possui 20 empresas associadas — Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copa Energia, Nacional Gás, Indorama (Oxiteno), PMS, Caldic, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel – e o PAM Capuava – Plano de Auxílio Mútuo, que é um departamento da instituição. Acesse COFIP ABC.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Polícia Militar recupera motocicleta roubada e apreende adolescente na zona sul

Policiais do 27º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano apreenderam um adolescente e...

Braskem celebra formatura da 4ª edição do projeto Costura Criativa

Iniciativa une capacitação profissional, sustentabilidade e economia circular ao transformar uniformes desativados...

Homem é preso com cocaina avaliada em R$ 6 milhões no interior de SP

  Foram apreendidos 250 tijolos do entorpecente Um homem de 39 anos...

Desmanches clandestinos em SP resultam em 14 prisões e mais de 500 peças de veículos apreendidas

Em duas ações distintas contra desmanches clandestinos de veículos, as Polícias Civil...