Santo André

Obras na creche Guarani entram em fase de acabamento; inscrições estão abertas para 2026

Equipamento é projetado para atender 350 crianças, sendo 37% delas em período integral

Um importante equipamento voltado à primeira etapa da educação infantil está prestes a ser entregue para a população de Santo André. A Creche Guarani, no bairro Centreville, entrou em fase de acabamento das obras. A unidade terá capacidade para atender até 350 estudantes.

“Quem passa por fora não consegue ver, mas já são 70% das obras concluídas e agora estamos na fase de acabamento dessa brilhante obra. E as inscrições já estão abertas para o próximo ano letivo”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira, que visitou a obra nesta segunda-feira (21). O chefe do Executivo caminhou pelos corredores e pavimentos.

A estrutura do equipamento – localizado na altura do número 2.110 da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello (no Complexo Viário Cassaquera) – já está construída, restando agora a etapa de acabamento: pisos, revestimentos, cobertura, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, e implantação de canteiros de vegetação, com plantio de árvores nativas e frutíferas.

Com quase 2.700 m² de área distribuídos em dois pavimentos, o espaço vai contar com acessibilidade total, incluindo elevador, rampa de acesso e toda a estrutura necessária. Vai dispor também de três berçários (sala de atividades, sala de descanso e fraldário), sete salas de aula, sala de alimentação, lactário, uma sala multiuso, sanitários, dois solários, playground, secretaria e diretoria.

Terá ainda sala de reuniões, sala dos professores, depósito de material pedagógico, sala técnica, recepção, pátio, cozinha, despensa, refeitório de alunos, vestiário e refeitório de funcionários, lavanderia, área de serviço e estacionamento. O investimento, com recursos próprios do município, será de quase R$ 9,5 milhões.

“O acabamento é escolhido com muito carinho. Tem de ter durabilidade, resistência e também acolher nossas crianças, que são o futuro de Santo André”, enalteceu o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira, na companhia da secretária adjunta de Educação, Carla Menezes.

Inicialmente a Creche Guarani terá atendimento misto, ou seja, com atendimento integral e parcial. Projeção inicial indica 37% das crianças estudando integralmente no equipamento – número que está sujeito a alteração mediante demanda.

O período de inscrições segue até as 18h do dia 3 de outubro de 2025 no site https://portais.santoandre.sp.gov.br/educacao para crianças entre 0 e 3 anos nascidas a partir de 1º de abril de 2022. O processo de cadastramento deve ser feito somente para criança em faixa etária de creche que ainda não possui cadastro.

A creche Vila Guarani será o 11º equipamento com esta finalidade a ser inaugurado desde 2017. No total, o município dispõe de 42 creches municipais e 21 conveniadas.

Artigos relacionados

Gilvan celebra promulgação da PEC 66 e destaca alívio de R$ 90 milhões anuais para Santo André

O prefeito de Santo André e vice-presidente de Precatórios da Frente Nacional...

Santo André alcança 250 mil metros quadrados de modernização asfáltica em 2025

Montante equivale a 35 campos de futebol em vias contempladas pelo programa...

Santo André inaugura quarta usina do parque de produção de energia solar

Localizado no bairro Cidade São Jorge, equipamento ainda contará com área de...

Com novo consultório de bucomaxilo, CHM de Santo André amplia e moderniza serviço

Entrega faz parte de pacote de modernização do hospital e melhora atendimentos...