Mauá

Prefeito Marcelo Oliveira recebe representantes regionais da Receita Federal

Encontro com a diretoria da Receita em Santo André tratou das iniciativas em parceria com o município, como o PAV e o Imposto de Renda Solidário

Nesta quarta-feira (23/07), o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, recebeu em seu gabinete, representantes da Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) de Santo André — que também abrange o município. O encontro teve como objetivo apresentar o relatório da atuação da unidade regional e reforçar ações do programa Cidadania Fiscal na cidade.

Estiveram presentes pela Receita Federal o delegado Alexandre Galardinovic Ribeiro, a delegada-adjunta Edilene Delpoio, a assistente de gabinete Lilian Castelo Branco Sauer e a representante de Cidadania Fiscal Rosangela Galvão de Moraes. Pela Prefeitura de Mauá, participaram a secretária de Assistência Social e Primeira-dama, Fernanda Oliveira, o secretário de Finanças, Vagner Minervino da Rocha, e o secretário-adjunto de Administração, Roberto Rusticci.

Durante a reunião, foram debatidas estratégias para ampliar a participação do município nas ações de Cidadania Fiscal — programa que busca aproximar o cidadão do Estado, promovendo a educação tributária, o exercício da cidadania e a função social dos tributos.
Mauá já aderiu a duas importantes iniciativas: o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) e o Imposto de Renda Solidário. Desde dezembro de 2023, o Paço Municipal passou a contar com o PAV, que oferece atendimentos relacionados ao CPF e ao Imposto de Renda para pessoas físicas, sem a necessidade de deslocamento até outras cidades. Em 2024, Mauá liderou os atendimentos entre as quatro cidades da região do Grande ABC com 5.795 serviços prestados; em 2025, já foram mais de 2.100 atendimentos registrados.

O serviço funciona das 8h às 13h, na sede da Prefeitura. Basta ao munícipe retirar a senha da Receita Federal na recepção para ter acesso ao atendimento.

Já o Imposto de Renda Solidário permite que contribuintes que declaram no modelo completo destinem até 6% do imposto devido ou a restituir para fundos municipais de apoio a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Empresas que declaram pelo regime de Lucro Real podem doar até 1%. Em 2025, essa iniciativa arrecadou R$ 77 mil para os fundos municipais de Mauá.

Artigos relacionados

GCM Mauá registra prisão por descumprimento da Lei Maria da Penha

GCM Mauá registra prisão por descumprimento da Lei Maria da Penha G7...

Nardini celebra o Natal com gesto de carinho aos colaboradores

Mais de 1.200 funcionários receberam panetones como forma de reconhecimento e valorização...

Prefeitura de Mauá inaugura o Central de Inteligência do Trânsito e Transporte

Prefeitura de Mauá inaugura o Central de Inteligência do Trânsito e Transporte...

Espaço Família do Jardim Sonia Maria reúne dezenas de crianças já na inauguração

Localizado na rua Rodrigo de Lucena, na Praça Geraldo Maurício de Souza,...