Ribeirão Pires

Prefeitura de Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês

Equipamento encerra ciclo de 17 anos de espera pela conclusão do Hospital São Lucas e amplia em 60% o número de leitos para atendimento

A Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou, nesta segunda-feira (28), a nova maternidade municipal, completando, após 17 anos de espera, a entrega total do novo Hospital São Lucas, localizado no complexo hospitalar Santa Luzia. Com 60% de leitos a mais, a unidade terá capacidade para realizar até 120 partos por mês. O equipamento já começa a funcionar a partir das 18 horas, desta segunda (28).

“Um dia histórico para Ribeirão Pires. Em 2021, ainda com o Clovis Volpi, tiramos do papel uma obra parada há 8 anos. Entregamos a parte de clínica e UTI e hoje a maternidade. É uma realização muito grande para Ribeirão Pires e região um equipamento de saúde tão moderno e humanizado” disse o prefeito Guto Volpi.

7

A estrutura da nova maternidade conta com 16 leitos, 1 berçário com 5 leitos, espaço dedicado aos primeiros ensinamentos às mães (como banho), 3 leitos pré-parto, 3 leitos de recuperação pré-anestésica e 2 centros cirúrgicos obstétricos equipados com macas de última geração.

Entre os investimentos realizados, foram cerca de RS 600 mil para a instalação da nova maternidade, bem como R$ 29,5 milhões para construção de todo o Hospital e Maternidade São Lucas. Doações também de autoclave e lavadora ultrassônica hospitalar também foram realizadas pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC).

6

“É um sonho realizado e um orgulho enorme entregar esse equipamento, idealizado lá em 2009 e que ficou um bom tempo com obras paradas e hoje entregamos e realizamos esse sonhado complexo hospitalar pelas mãos do prefeito Guto”, disse o secretário de saúde de Ribeirão Pires, Clovis Volpi.

Transferência – A transferência do antigo prédio do São Lucas iniciou na última segunda-feira (21). Com a desativação da maternidade, transferência de equipamentos. Com apenas o pronto socorro em funcionamento, todos os partos foram direcionados para o Hospital Nardini, em Mauá.

Antigo prédio São Lucas – A Prefeitura de Ribeirão Pires, junto ao corpo técnico da Secretaria de Saúde estuda possibilidade para novo serviço no antigo prédio do São Lucas na região central.

Entre as possibilidades estão a realocação de equipamentos que estão no aluguel, como por exemplo o CAPS Adulto. A implantação de unidade do AME também é discutida e conversas articuladas pelo prefeito Guto Volpi, junto ao Governo do Estado de São Paulo já foram iniciadas ou um serviço dedicado ao atendimento infantil.

 

Balanço UTI e Clínica Médica – O setor de clínica médica e UTI, entregues em setembro de 2024, já realizou mais de 520 internações. Com 11 leitos de UTI, é a primeira vez que Ribeirão Pires conta como serviço. A clínica atua com uma ocupação média de 75% e a UTI com 80%.

O equipamento também se destaca como referência na microrregião. Cerca de 23% dos pacientes são de outras cidades como Rio Grande da Serra, Mauá e Suzano.

Artigos relacionados

Grupos de Ribeirão Pires marcam presença no 42º Festival de Dança de Joinville

Delegação já está em Santa Catarina para exibição nos palcos abertos Neste...

3º Choro Jazz Festival acontece no próximo domingo (27) no Mirante São José

Apresentações culturais, gastronomia e ativações são destaques do evento A Prefeitura de...

Ribeirão Pires recebe R$ 313 mil do IGM SUS Paulista para reforço na Atenção Básica

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...

Ribeirão Pires apresenta demandas estratégicas no Encontro de Coalizão Empresarial com o Governo do Estado

Evento reuniu empresários e gestores para discutir infraestrutura, inovação e ações para...