Santo André

Santo André promove trilha no antigo teleférico do Pedroso e outras atividades de educação ambiental em agosto

Agenda conta com visitas, oficinas e outras iniciativas gratuitas para todas as idades

As férias escolares estão no fim, mas a programação da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) segue a todo vapor em agosto, com atividades ao ar livre e gratuitas para toda a família, com destaque para a segunda edição da trilha ambiental até a terceira torre do antigo teleférico, no Parque do Pedroso.

Logo no começo do mês, no dia 2 de agosto (sábado), às 10h, o público poderá conhecer o Aterro Sanitário Municipal de Santo André, área que recebe todos os resíduos sólidos produzidos no município. Trata-se de um complexo de tratamento e destinação final dos resíduos e o visitante também terá a oportunidade de conhecer as duas cooperativas de triagem de resíduos recicláveis.

Os frutos da Mata Atlântica, como uvaia, araçá e cambuci são o destaque da oficina que ocorrerá no dia 5/8 (terça-feira) em parceria com a Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará/Parque Escola. A experiência contará com um primeiro momento teórico e, em seguida, degustação de alguns preparos elaborados com esses frutos.

No dia 20/8 (quarta-feira), os moradores poderão conhecer o viveiro municipal e saber mais sobre o processo de produção das diversas mudas, sua importância, além de dicas e curiosidades sobre as espécies, que são utilizadas na arborização e paisagismo urbano de Santo André. A atividade é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Manutenção de Serviços Urbanos, responsável pela gestão do espaço.

Para encerrar o mês, no dia 31/8 (domingo), o destaque é a trilha monitorada até a terceira torre do antigo teleférico do Parque Municipal Natural do Pedroso. O percurso reinaugurado em julho possui 4 km, ida e volta, totalizando uma caminhada de aproximadamente 3 horas, sendo considerada uma trilha de nível difícil por apresentar muitos trechos íngremes.

A idade mínima para participação é de 15 anos. O caminho traz contato com a natureza, permitindo aos participantes conhecer algumas espécies da flora e fauna típicas da Mata Atlântica. Ao alcançar o topo do percurso, o público tem a oportunidade de conhecer as ruínas do antigo teleférico e do antigo restaurante, que funcionou na Unidade de Conservação na década de 1980.

Em caso de chuva, as atividades ao ar livre serão canceladas. Todas as informações, detalhes e inscrições estão disponíveis no site www.semasa.sp.gov.br/educambiental ou pelo telefone 4433-9050.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...