Vacimóvel tem intensificado ações de imunização com visitas a pacientes acamados e com dificuldade de locomoção; dia 7 de agosto veículo estará na região do Rudge Ramos
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, acaba de atingir uma importante marca: mais de 50% do público prioritário para tomar a vacina contra a gripe, formado por idosos, gestantes e crianças, já foi imunizado no município, cerca de 100 mil pessoas. O volume é maior do que os índices alcançados no Estado de São Paulo (47,08%) e no Brasil (46,22%). Os dados são do Ministério da Saúde, atrelado ao Governo Federal, e se referem aos números até o dia 03 de agosto.
A meta do município é que, ao menos, 90% desse grupo seja vacinado. O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que desde a pandemia aumentou a mobilização de grupos com discursos contrários à vacinação e alerta que essa é uma situação que coloca toda a população em risco, especialmente as que se encontram em maior situação de vulnerabilidade. “As vacinas são seguras e isso já foi amplamente comprovado pela ciência. Passamos por uma pandemia de Covid e a vida só começou a voltar ao normal depois da vacina”, relembrou. “Atualmente, são registradas mais mortes por Influenza do que por Covid, um sinal claro de que é preciso que a gente volte a ter índices mais altos de cobertura vacinal”, justificou.
PIONEIRA – São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a liberar a vacina contra a gripe para todas as pessoas a partir dos 6 meses. As 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município dispõe da vacina contra a gripe – e de todas as outras do calendário nacional de imunização – e a cidade conta ainda com o Vacimóvel, veículo que tem rodado os bairros para levar a vacinação nas localidades mais distantes do Centro, em empresas, igrejas e escolas. Os endereços e horários de funcionamento das UBSs podem ser conferidos no link: https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/ . A campanha começou na cidade em 2 de abril, antes da mobilização nacional, e desde 16 de maio, para toda a população acima de 6 meses.
“O Vacimóvel é uma estratégia importante de logística e organização da imunização no município”, explicou o diretor da Seção de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renan Mota. “Entre abril e maio deste ano nós realizamos uma força-tarefa para vacinar estudantes das escolas estaduais. Foram aplicadas quase 5.000 doses de vacinas, entre os imunizantes contra gripe, meningite e outros. Também são realizadas visitas a pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, o que amplia a nossa capilaridade. O Vacimóvel foi fundamental para que a gente conseguisse esse bom resultado”, avaliou.
ITINERANTE – No dia 7 de agosto, próxima quinta-feira, o Vacimóvel estará novamente nas ruas para aplicar vacinas. O ponto de parada será próximo à Igreja Presbiteriana do Rudge Ramos, onde serão aplicadas vacinas contra a gripe e outras do calendário básico, para atualização das cadernetas de vacina. As empresas, faculdades, escolas ou igrejas que tiverem interesse de receber a visita do vacimóvel podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..