Santo André

Operação ABC + Seguro reúne 100 Guardas Civis Municipais da região em ação conjunta

Iniciativa reforça compromisso regional com a segurança pública por meio de atuação integrada

As Guardas Civis Municipais (GCMs) dos sete municípios do ABC participaram nesta quinta-feira (7) de mais uma edição da Operação ABC + Seguro, ação conjunta que visa intensificar a segurança pública regional por meio de estratégias integradas. A operação teve início no espelho d’água do Paço Municipal de Santo André, com concentração das equipes, motocicletas e viaturas.

A iniciativa é coordenada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e integra o Programa ABC + Seguro, fruto de um acordo de cooperação entre os municípios da região. O objetivo é fortalecer a atuação das GCMs por meio de rondas coordenadas, troca de informações e planejamento conjunto, aumentando a presença das forças de segurança nos territórios e contribuindo para a redução da criminalidade.

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, acompanhou a saída da operação e destacou o papel da união entre os municípios para garantir maior proteção à população. “Essa ação é mais uma demonstração da força do trabalho regional. Quando os municípios se unem, quem ganha é o cidadão. A Operação ABC + Seguro reforça a presença das nossas guardas nas ruas, de forma integrada, trazendo mais tranquilidade e segurança para a população”, afirmou o prefeito.

O secretário de Segurança Cidadã de Santo André, Temístocles Telmo, também ressaltou a importância da articulação entre as forças municipais. “A integração entre as Guardas Civis Municipais é fundamental para o enfrentamento dos desafios da segurança pública em nossa região. A operação de hoje simboliza esse esforço conjunto e o comprometimento com a prevenção e a proteção das nossas comunidades”, destacou.

Após a atuação inicial na região central de Santo André, a operação migrou para as áreas de divisas dos municípios, intensificando a presença das forças de segurança nos pontos estratégicos de acesso entre as cidades. A ação realizou patrulhamentos preventivos, abordagens de motocicletas, fiscalizações e ações de inteligência.

“Essa iniciativa pioneira surgiu graças ao Termo de Colaboração assinado no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e esses são os desdobramentos na quarta operação conjunta que realizamos e onde estamos colhendo os frutos. Recentemente tivemos uma prisão onde a GCM de São Caetano veio para Santo André na captura dos criminosos e caso semelhante aconteceu com a nossa GCM indo até Mauá, o que mostra a eficiência deste programa regional”, finalizou o prefeito Gilvan.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...