Últimas notícias

Operação ABC + Seguro coloca 100 GCMs nas ruas para combate ao crime na região


 

Equipes das sete cidades se reuniram no Paço Municipal de Santo André e partiram para atuação conjunta nas divisas

Com o objetivo de combater o crime nas divisas, foi realizada nesta quinta-feira (7/8) mais uma edição da Operação ABC + Seguro, que colocou aproximadamente 100 Guardas Civis Municipais (GCMs) das sete cidades para uma ação integrada com foco na diminuição dos indicadores criminais na região.

A operação teve início no espelho d’água do Paço Municipal de Santo André, com concentração das equipes, motocicletas e viaturas. A iniciativa é coordenada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e integra o Programa ABC + Seguro, que tem como um dos pilares a atuação conjunta das forças de segurança municipais por meio de um acordo de cooperação assinado entre as prefeituras da região.

Na prática, o acordo firmado autoriza as GCMs a entrarem e permanecerem em território de outro município do Grande ABC. A licença para atuação em área vizinha está permitida “durante os trabalhos preventivos e repressivos” e “respeitando os limites de competência administrativa de cada ente político”.

O termo de cooperação também prevê a realização de operações conjuntas em áreas de divisa, o compartilhamento de dados e informações de interesse dos municípios consorciados para atuação preventiva e repressiva (incluindo vídeos e imagens dos sistemas de monitoramento eletrônico e denúncias de infrações) e planejamento e execução de treinamento dos agentes municipais de segurança da região.

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, acompanhou a saída da operação e destacou o papel da união entre os municípios para garantir maior proteção à população. “Essa ação é mais uma demonstração da força do trabalho regional. Quando os municípios se unem, quem ganha é o cidadão. A Operação ABC+Seguro reforça a presença das nossas guardas nas ruas, de forma integrada, trazendo mais tranquilidade e segurança para a população”, afirmou o prefeito.

Esta foi a quarta edição da iniciativa, que já realizou concentração em São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Mauá. No mês passado, o programa rendeu as duas primeiras prisões, de dois dois indivíduos detidos por tráfico de drogas em Santo André, em uma ocorrência que teve início em solo sulcaetanense e só foi concluída graças ao termo de cooperação assinado que autoriza patrulha de uma equipe na cidade vizinha.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Polícia Militar recupera motocicleta roubada e apreende adolescente na zona sul

Policiais do 27º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano apreenderam um adolescente e...

Braskem celebra formatura da 4ª edição do projeto Costura Criativa

Iniciativa une capacitação profissional, sustentabilidade e economia circular ao transformar uniformes desativados...

Homem é preso com cocaina avaliada em R$ 6 milhões no interior de SP

  Foram apreendidos 250 tijolos do entorpecente Um homem de 39 anos...

Desmanches clandestinos em SP resultam em 14 prisões e mais de 500 peças de veículos apreendidas

Em duas ações distintas contra desmanches clandestinos de veículos, as Polícias Civil...